sexta-feira, 6 de setembro de 2024

WRC 2024 - Rali da Acrópole (Dia 1)


O estónio Ott Tanak lidera o rali da Acrópole, concluídas que estão as seis primeiras especiais do dia. O piloto da Hyundai tem um avanço de 21,8 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Dani Sordo, e 45,2 sobre Thierry Neuville. Os três estão longe de Sebastien Ogier, quarto a 2.26,4, o melhor dos Toyota, que acabou o dia com problemas técnicos no seu carro - era o seu Turbo - e a sua continuidade está em dúvida. 

"Precisamos de estar muito gratos por um dia sem problemas, tem sido muito difícil com a temperatura e a rugosidade. Foi um dia muito bom, mas todos sabemos o que está a vir.", disse Tanak, consciente de que mais do que talento, a sorte também o acompanha. 

Com a fama de ser dos ralis mais duros do calendário, o rali grego tinha pela frente, nesta sexta-feira, passagens duplas por Ano Pavliani, Dafni e Tarzan, o dia começou com Ogier ao ataque, ganhando as três primeiras especiais, com Takamoto Katsuta a triunfar na primeira passagem por Dafni, a segunda especial do dia. Ali, o japonês ganhou 3,9 segundos sobre o francês, mas na especial seguinte, Takamoto perdeu uma roda e por causa disso, irá continuar em modo Rally2. Para piorar as coisas, está muito calor na Grécia, e isso se ressente nos carros. 

Ogier voltou a triunfar na primeira especial da tarde, a segunda passagem por Ano Pavliani, ganhando 1,9 segundos sobre Tanak, enquanto o estónio reagiu e triunfou na especial seguinte, com Ogier a perder 16,7 segundos, com ele a queixar-se de algo errado no carro, o que se confirmou na especial seguinte, perdendo muito tempo.

Entretanto, Adrien Formaux parou na quarta especial por causa de uma quebra na suspensão frente-dianteira, e Gus Greensmith... atingiu uma vaca. 

"Correu tudo bem. Esta etapa foi a mais áspera do dia. Lutámos com o equilíbrio do carro e tivemos um problema com os travões. Hoje tentámos tudo o que pudemos com a nossa posição inicial.", disse Thierry Neuville, aliviado com o final deste dia de rali.

Depois dos quatro primeiros, o estónio Robert Virves é o quinto e o melhor dos Rally2, a 3.10,9, na frente de Sami Pajari, num Skoda Fabia Rally2, a 3.12,4. Sétimo é Gregoire Munster, a 4.08,4, na frente de Kajetan Kajetanowicz, a 4.09,0. A fechar o "top ten" estão o paraguaio Fabrizio Zaldivar, a 4.19,7, e o Citroen C3 Rally2 de Nikolay Gryazin.    

O rali da Acrópole continua amanhã, com a realização de mais seis especiais. 

Sem comentários: