quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

WEC: Aston Martin apresenta o seu carro para 2025


A Aston Martin apresentou esta quarta-feira o seu Valkyrie AMR-LMH para a temporada de 2025, numa colaboração com a Heart of Racing Team. Na apresentação, oram também divulgados os seus pilotos para a temporada, nomeadamente Tom Gamble, Marco Sørensen, Ross Gunn e Roman De Angelis. Gamble e Sorensen correrão no WEC, ao lado de  Harry Tincknell e Alex Riberas como pilotos a tempo inteiro.

Gunn e De Angelis partilharão o carro nº 23, que competirá na classe GTP do IMSA WeatherTech Championship. Ele estarão presentes em junho, nas 24 Horas de Le Mans, com Gunn a integrar a tripulação do Aston Martin nº 007 e De Angelis a assumir um lugar no carro 009. 

As inscrições tanto no WEC como no IMSA WeatherTech Championship serão feitas sob a bandeira da Aston Martin THOR Team, com a equipa Heart of Racing, liderada por Ian James, a assumir as operações em ambas as competições.


O Valkyrie de competição está equipado com um motor V12 de 6,5 litros e que mantém um elemento híbrido, será operado em ambos os campeonatos pela equipa Heart of Racing, que possui instalações em Brackley, no Reino Unido, e Phoenix, no Arizona. Andou ao longo da temporada de 2024 em testes, tendo conseguido acumular cerca de 15 mil quilómetros em circuitos como Donington Park, Silverstone, Vallelunga, Jerez, Bahrain, Lusail, Road Atlanta, Sebring e Daytona.

Adam Carter, diretor de endurance da Aston Martin, realçou a importância de um primeiro ano competitivo, sem ilusões de domínio imediato, mas com o objetivo de demonstrar a capacidade do carro contra uma forte concorrência.

Se conseguirmos terminar o ano tendo demonstrado que somos competitivos, considerarei isso uma boa posição”, começou a afirmar Carter. “Estamos aqui para ganhar, mas respeitamos a força da concorrência. A competição no WEC e no IMSA está num nível altíssimo e é isso que torna tudo ainda mais empolgante.

O chefe da Aston Martin Lagonda, Adrian Hallmark, reforçou o significado histórico do regresso da marca à luta pelas vitórias absolutas em Le Mans. “A Aston Martin sempre foi sinónimo de desempenho e inovação, e a Valkyrie representa o nosso compromisso com a excelência no automobilismo”, afirmou.


O Aston Martin Valkyrie AMR-LMH fará a sua estreia competitiva a 28 de fevereiro no Qatar 1812km, prova inaugural da temporada 2025 do WEC. Poucas semanas mais tarde, esse hipercarro será o primeiro modelo construído sob os regulamentos LMH a integrar a categoria GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, participando nas 12 Horas de Sebring.

Sem comentários: