domingo, 29 de junho de 2025

WRC 2025 - Rali da Acrópole (Dia 2)


O estónio Ott Tanak continua a liderar o rali da Acrópole, concluído que está o segundo dia da prova grega. O piloto da Hyundai tem agora uma vantagem de  43,6 segundos sobre Sebastien Ogier, e dois minutos e oito segundos para Adrien Formaux, noutro Hyundai, num rali marcado pela dureza do traçado e os vários furos sofridos. Tanto que o quarto classificado, Elfyn Evans, tem mais de um minuto de atraso sobre... o terceiro classificado! Três minutos e quatro segundos sobre o estónio, num rali que não anda muito bem para os Toyotas...

Com seis especiais neste sábado - passagens duplas por Pavliani, Karoutes e Inohori - o dia começou com Tanak a ganhar, 6,4 segundos na frente de Ogier, dez segundos sobre Formaux e 29,1 sobre Evans. Neuville sofreu um furo e perdeu 40,8 segundos, Lauri Joona também sofreu um furo, Josh McErlean danificou a suspensão e perdeu tempo, Sami Pajari resolveu desistir por causa dos danos no seu carro. 

Tanak voltou a ganhar na especial seguinte, 6,7 segundos sobre Formaux, dez segundos sobre Ogier e 16,1 sobre Takamoto Katsuta. O estónio teve problemas na sua asa traseira, enquanto Neuville sofreu um furo na parte frente-esquerda, e perdeu 19,7 segundos. O belga não estava contente, e falou sobre isso no final da especial:

"Os pneus não estão no nível certo. Se vir por que razão furamos, é simplesmente insano. Jogar a este nível com um produto destes não é possível. Somos castigados a toda a hora sem motivo, não é divertido. É só a sorte que decide. Seguimos em frente e recuperamos terreno. Não será fácil, dois carros à frente e nenhuma fila. Desafiante.", falou.

No final da manhã, Ogier ganhou a especial, 0,1 segundos na frente de Tanak, 14,3 de Neuville e 18,6 sobre Evans. Formaux perdeu tempo por causa de problemas na suspensão, danificada depois de uma passagem por cima de uma pedra, e o mais sério foi ao local Jourdan Sererides, que foi vítima de um golpe de calor, abandonando para poder ser assistido pelos enfermeiros. 

A tarde começou com nova vitória de Tanak, conseguindo um avanço de 2,5 segundos sobre Ogier, 15 sobre Neuville e 18.1 sobre Formaux, que acabou a especial com um furo e a roda fora da jante. Mas pior ficaram Rovanpera e Takamoto: o finlandês parou a meio da especial, enquanto o japonês saiu de estrada e acabou por ali o rali, por ter ficado preso no lugar onde estava.   

Tanak triunfou na segunda passagem por Karoutes, sete segundos na frente de Neuville, 7,2 sobre Ogier, 8,2 sobre Evans e 9,8 sobre Formaux. Tudo isto numa altura em que a chuva marcava a sua presença. Algus pilotos reagiram com alguma calma sobre a alteração das condições: "Quando as pessoas dizem que vai chover muito, normalmente não chove, por isso fui pela estrada dura, esperando que secasse se chovesse só um bocadinho. Foi bastante difícil no início, mas tornou-se mais calmo no final.", disse Tanak.

Para o final do dia, em Inohori, Tanak levou novamente a melhor, 0,7 segundos sobre Ogier, 2,7 sobre Neuville e 8,6 sobre Evans. O estónio estava feliz com o dia e assim se expressou: "Foi ótimo, um dia extremamente exigente e etapas muito difíceis. Boa posição em pista e o carro foi melhorando ao longo do dia.", comentou.

Depois dos quatro primeiros, quinto é Neuville, a 4.17,7, na frente de Gregoire Munster, a 5.55,0. Sétimo era Oliver Solberg, o melhor dos Rally2, a 6.56,7, seguido por Gus Greensmith, a 8.34,5, no seu Skoda Fabia Rally2. A fechar o "top ten" está o Toyota GR Yaris Rally2 de Kajetan Kajetanowicz, a 8.44,5 e o Citroen C3 Rally2 de Yohan Rossel, a 8.59,6. 

O rali da Acrópole acaba neste domingo, com a realização das ultimas quatro especiais. 

Sem comentários: