domingo, 29 de junho de 2025

Formula 1 2025 - Ronda 11, Red Bull Ring (Corrida)


A Formula 1 está a chegar a meio do ano, e claro, a Formula 1 está também a chegar a meio do calendário. O Red Bull Ring, palco do GP da Áustria, é a "corrida caseira" da equipa Red Bull, onde nos anos anteriores, tinham dominado as corridas por ali, mas agora, as coisas são diferentes, onde outro laranja domina: o da McLaren, e nenhum dos seus pilotos é neerlandês. 

Era um belo dia de verão no centro da Europa, e com o calendário a chegar a aquele momento, pensam-se em algumas coisas. A primeira é ver como Norris iria recuperar do seu final no Canadá. E até ver, a pole-positon mostrou que ele parece ter recuperado do incidente. A segunda, é ver o que fará Max Verstappen na sua corrida "caseira" numa Red Bull em decadência, se conseguirá tirar algum milagre para contentamento dos neerlandeses. E claro, os outros, como a Mercedes e a Ferrari. A primeira, para saber se a vitória no Canadá terá continuidade, e se a Ferrari sempre é a equipa que anda a perseguir a McLaren, embora sem resultados que idas ao pódio. 


A partida começou um pouco antes, quando o Williams de Carlos Sainz Jr ficou parado na grelha no inicio da volta de aquecimento, e a demora em tirá-lo do seu lugar, partindo quando Lando Norrris já se aproximava do seu lugar na grelha, obrigou a abortar a partida. O espanhol foi às boxes, mas quando foi para o seu lugar no inicio... os travões começaram a arder! Uma desgraça nunca vem só... e claro, ele foi a primeira baixa desta corrida.

Adiado por um quarto de hora, debaixo do calor, a ansiedade aumentava para muita gente, e quando aconteceu a segunda volta de aquecimento, entre a animação das bancadas, os carros lançaram lentamente, sem problemas. Quando as luzes se apagaram, Norris largou bem, defendendo-se de Piastri e dos Ferrari. Leclerc era segundo na primeira curva e tentava atacar Norris, quando este se defendeu e Piastri aproveitou para ficar com o segundo posto. 


Até à viragem Remus, a segunda curva, tudo bem, e na saída, o Mercedes de Kimi Antonelli bateu na traseira do Red Bull de Max Verstappen causando a desistência do neerlandês. Antonelli também ficou por ali, e no final da primeira volta, já tínhamos três desistências. Sabendo o que tinha acontecido, a organização chamou o Safety Car para a pista. Desilusão para boa parte dos que estavam nas bancadas, e a chance da Red Bull conseguir um bom resultado tinha ido por água abaixo. A desvantagem de colocar todos os ovos no mesmo cesto... 

Demorou um pouco para tirar os carros acidentados no lugar, mas no regresso, os McLarens conseguiram sacudir os Ferrari na sua perseguição e com o passar das voltas, eles começaram a afastar dos carros de Maranello e por alturas da volta 20, já tinham cerca de seis segundos sobre Leclerc. E nessa altura, Oscar Piastri tentou uma ultrapassagem sobre Norris - uma razão prática: ele seria o primeiro a ir às boxes e ter prioridade. A coisa quase acabava em catástrofe, mas Norris manteve a liderança e logo a seguir, foi às boxes para colocar duros. No meio disto tudo, Alex Albon ia às boxes e lá ficava. Um péssimo fim de semana para a Williams...

Bortoleto foi às boxes na volta 22, também para colocar médios, e duas voltas depois, Piastri ia às boxes para colocar um novo jogo de duros, com uma paragem não perfeita, foi mediocre. Mas não perdeu muito tempo, ao regressar à pista em quarto. Leclerc foi também trocar pneus na volta seguinte, e Hamilton foi na volta 27, com duros. Tudo isto numa altura em que ambos os Sauber lutavam pelo último lugar pontuável, com Hulkenberg e Bortoleto a lutar pelo lugar... com estratégias diferentes.

Na volta 29, atrás dos McLarens e de Leclerc, o Racing Bull de Liam Lawson era quarto, mostrando que ele conseguia andar bem, mesmo tendo puxando a sua primeira paragem ao máximo. Hamilton estava aflito para o passar, ao ponto de, quando o conseguiu, ele chegou a ir à relva para fazer a tal manobra. 

No fim do mundo - em termos de pelotão - Yuki Tsunoda e Franco Colapinto lutavam pela 13ª posição quando a luta tinha tudo para acabar mal. E na volta 32, acabou mal. Colapinto fez um pião, Tsunoda ficou com o nariz danificado, mas de uma certa forma, não teria sido mais do que um incidente de corrida... se osc comissários não tinham visto e penalizado em 10 segundos. 

Liam Lawson, o último dos resistentes, foi às boxes na volta 33, e pela metade da corrida, Norris tinha cerca de cinco segundos de vantagem sobre Piastri, e 13,6 sobre Leclerc. Russell, o quinto classificado, a mais de meio minuto da liderança, começava a ser ameaçado pelo... Sauber de Gabriel Bortoleto, estava a menos de 3,5 segundos do único piloto da Mercedes nesta tarde na Áustria, nos seus médios.


Piastri começou a forçar o ritmo, e em pouco tempo, começou a aproximar-se. Por alturas da volta 41, o australiano tirou dois segundos em outras tantas voltas, e claro, começou-se a pensar na estratégia para a segunda paragem. Norris iria ser o primeiro a parar, mas com a aproximação, parecia que nas boxes, teriam de pensar se iriam chamar mais cedo ou não. Porque a janela para a segunda paragem se aproximava. 

Russell foi às boxes na volta 47, regressando em nono. Mas logo a seguir, passou Hadjar para ser oitavo e esperava que as paragens o colocassem de novo no lugar onde estava. Leclerc foi às boxes na volta 50, tudo normal, voltando para os duros, instantes antes de Gabriel Bortoleto parar pela segunda vez. Hamilton parou na volta 51 - muito relutantemente, porque as boxes o pediram para o fazer. E na volta 52, foi Norris, colocando médios e tentando fazer um bom "stint" para ver se mantêm a liderança quando for a vez de Piastri. O que acontecia na volta 54. Na saída, apanhava alguns atrasados, mas Franco Colapinto, depois da Remus, tinha o australiano atrás de si... e não o viu. Ele foi à relva, mas conseguiu controlá-lo. 

Russell passou Lawson para voltar a ser quinto, na volta 56, e na volta seguinte, Bortoleto passou Hadjar para ser oitavo, com Hulkenberg atrás, também disposto a passar e ajudar no grande objetivo da equipa: levar ambos os carros nos pontos. Na frente, havia uma batalha para o sexto posto, entre Lawson e Alonso, que, curiosamente... iria ser a melhor posição deles até esta altura no campeonato. Na frente, Piastri acelerava o ritmo para apanhar Norris, agora que estão na fase final da corrida. 


E a oito voltas do final, Piastri estava a aproximar à traseira de Norris. 


Na parte final, os McLaren aproximaram-se de Alonso e Bortoleto, que lutavam pela sétima posição, uma luta que estava a ser bem disputada - o brasileiro chegou a passar Alonso, mas ele regressou ao lugar - e quando isso acontecia, apareceram os McLaren. Norris passou sem problemas, mas a pouco mais de duas voltas, essa luta caiu no colo de Norris como uma benção, pelo menos para ele acabar como vencedor do GP da Áustria. Como acabou por acontecer. 

Dobradinha para os McLaren, com os Ferrari logo atrás, e Russell a ser quinto, com Lawson a pontuar, conseguindo o seu melhor lugar na temporada, num marco na sua longa recuperação da sua reputação na Formula 1. Bortoleto é oitavo, mas tinha conseguido o que queria: os seus primeiros pontos da sua carreira, na frente de Nico Hulkenberg, que pontuava... pela terceira vez consecutiva.

E quase no meio da temporada, num campeonato aparentemente equilibrado, a McLaren anda a sorrir na maior parte das vezes.  

Sem comentários: