quinta-feira, 7 de junho de 2007

Noticias: A Suiça volta a ter corridas!


Só soube agora: na passada terça-feira, o parlamento helvético aprovou, por 97 votoso contra 77, a revogação da lei que proíbia o país de albergar corridas de automobilismo, instaurada em 1955, após o acidente em Le Mans, onde morreram 83 pessoas, e que levou à retirada da competição dos Mercedes durante mais de 40 anos.


O argumento dos políticos que se manifestaram a favor dos carros é que corridas seriam benéficas aos fabricantes locais e ao turismo. Aqueles que eram contra defendiam a tese de que o meio-ambiente seria prejudicado e o aumento de acidentes nas estradas seria inevitável.


Sabia que depois disso, houve um GP da Suiça, em 1982, em Dijon-Prenois, e ganha por Keke Rosberg, que tinha sido organizado no sentido de sensibilizar as autoridades para que revogassem a lei. Mas não sabia que tinha havido outra tentativa antes, em 1975, numa prova extra-campeonato, e que foi ganha por Clay Regazzoni. Quem o afirmou foi o Pandini no seu blog.


Bom, agora o Peter Sauber e o Neel Jani podem ver corridas na sua terra, e não ir para a Alemanha, Itália ou França. Mas... e qual é o beneficio para o espectáculo? Será que Bernie quererá um GP suiço? E se sim, terá que chatear o Herman Tilke para construir um circuito de raiz ou monta um nas ruas de Zurique? E será que a Suiça permite publicidade ao tabaco, já que está fora do espaço da União Europeia?


Hmmm... alguém quer responder?

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantastico, corridas na Suiça.
Como você disse desde Le Mans, naquela corrida que ficamos vendo videos até altas horas.
Ótima noticia. Tomara que Zandvoort também volte.
Groo