segunda-feira, 4 de junho de 2007

O factor pilotagem-pneu na Formula 1

Estava eu a ler o Fórum do Autosport português (www.autosport.clix.pt), quando li uma coisa interessante. O forista zen (ali é tudo por nicks), falava de um inquérito feito pela revista francesa Sport-Auto, feita por M.Moncet, acerca da influência do estilo de pilotagem dos pilotos de Formula 1 sobre o desgaste dos pneus. E os resultados são um pouco surpreendentes...


Aqui vai o artigo deste forista:



"Se o factor habituação aos Bridgestone parecia a explicação prioritária para quase tudo no começo da época, os dados técnicos trataram de contrariar tal tese, minimizando-a. E isto porque os actuais pneus são, segundo os mesmos técnicos, significativamente diferentes dos de 2006: ainda mais mais diferentes, relativamente às gamas de 2006, que os Bridgestone e Michelin 2006 entre si! Quem diria!...


Na F1 actual o padrão central que emerge como principal factor limitador entre pilotos dispondo de carros iguais, é o uso dos pneus, melhor: a sua adequada exploração e economia.



- Na Renault, Heikki Kovalainen não consegue poupar os pneus como Giancarlo Fisichella, tendo admitido após a análise permitida pelos dados das 4 primeiras corridas, que vai ter que alterar o seu estilo de pilotagem, o que desde logo é um entorse para um piloto ao nível da F1.

- Na Spyker, Christian Albers afunda-se face ao estreante Adrian Sutil, bem mais suave no uso que faz dos pneus.



- Na Ferrari, Kimi Raikkonen não consegue dominar Filipe Massa, vendo até a sua rapidez contestada pelo brasileiro. O veredicto segue o mesmo padrão: Massa poupa mais os pneus...



- Na BMW, Nick Heidfeld revela uma pilotagem mais suave que Robert Kubica.


- Na Honda, Rubens Barrichello surpreendeu Jenson Button ao minimizar a agressividade sobre os pneus.


- Na McLaren está uma das maiores e inesperadas surpresas entre todas: Lewis Hamilton é, segundo os técnicos da Bridgestone, o piloto que trata os pneus mais suavemente! Mike Withmarsh, da McLaren, admite que a pilotagem mais brusca de Fernando Alonso (inserção em curva com guinada mais acentuada) lhe coloca alguns problemas na gestão dos pneus ao longo da corrida. Mas sobretudo o que preocupa Whitmarsh é 2008: o ano em que o Controlo de Tracção desaparece e os problemas do estilo de pilotagem sobre a durabilidade do pneus vai atingir o seu pico máximo.


O ex-piloto Gerhard Berger, agora director da Toro Rosso, admite mesmo que 2008 traga surpreendentes realinhamentos de forças entre os pilotos, motivado precisamente pelo factor de gestão dos pneus."


O que acham? Aceitam este tipo de explicação ou há mais factores a ter em conta?

1 comentário:

Felipe Maciel disse...

Excelente post, Speeder!

É interessante, nunca tinha pensado sob essa óptica. Seria uma boa explicação para o rendimento do de um bi-campeão se equiparar com o de um estreiante, mas atribuir os desempenhos apenas a um fator não parece algo muito correto. Talvez, os pneus tenham um peso grande nos resultados, mas tomá-los como únicos responsáveis... Não, acho que não é bem por aí...