Continuando a saga das temporadas resolvidas na última corrida do Campeonato do Mundo de Formula 1, recuo alguns anos no tempo para falar de um duelo a dois no ano em que Michael Schumacher ficou de fora por boa parte da temporada devido ao seu acidente em Silverstone. Pois é, falo do Grande Prémio do Japão de 1999, a ultima prova da temporada e a unica chance que Eddie Irvine teve de alcançar o título mundial... mas não conseguiu.
Quando a Formula 1 chegou à sua etapa final, a Ferrari e a McLaren disputavam entre si o Mundial de pilotos, enquanto que em termos de construtores, a marca do Cavalino Rampante tinha alcançado pela primeira vez desde 1983 o título mundial de marcas, batendo a equipa de Ron Dennis.
Mika Hakkinen, o actual campeão, tinha como grande rival Eddie Irvine, e ambos estavam próximos um do outro. Na corrida anterior, na Malásia, a Ferrari tinha tido uma polémica dobradinha, pois os comissários tinham desclassificado os carros devido a uma quebra do regulamento, devido ao comprimento das asas laterais. Mais tarde, no Tribunal Arbitral da FIA, essa desclassificação foi retirada. Sendo assim, antes da corrida de Suzuka, Irvine tinha 70 pontos, contra 66 por parte de Mika Hakinnen. O irlandês tinha que estar à frente do finlandês no final da corrida para ser coroado Campeão do Mundo.
Nos treinos, a pole-position foi para a Ferrari, mas não para Irvine. O regressado Michael Schumacher partia na frente, tendo a seu lado Mika Hakkinen, enquanto que na segunda fila, o segundo McLaren de David Coulthard tinha a companhia do alemão Heinz-Harald Frentzen, na sua Jordan-Honda. Eddie Irvine era apenas quinto, tendo a seu lado o Prost-Peugeot de Olivier Panis. O título de Irvine começava a escapar aqui...
Na partida, Schumacher era surpreendido por Mika Hakkinen, que se punha a salvo de qualquer "má intenção" do piloto alemão, enquanto que Irvine era quarto, atrás de Schumacher e Panis. Poucas voltas depois, Irvine subia ao terceiro posto, depois de ver avariar o alternador do Prost guiado pelo piloto francês.
Com o tempo, via-se que Irvine não era capaz de ir buscar quer Schumacher, quer Hakkinen, pois tinha que ganhar para confirmar o primeiro lugar que tinha em mente. O finlandês estava a fazer uma corrida excepcional, provando que tinha estofo de campeão, e somente se Schumacher o apanhasse e ganhasse a corrida é que Irvine poderia sonhar com esse título...
No final, Hakkinen ganha a corrida com cinco segundos de vantagem sobre Schumacher, e conquista o bi-campeonato mundial. Irvine é um pálido terceiro, a mais de minuto e meio, e a perder a melhor oportunidade da sua vida em alcançar o titulo mundial. Os pilotos que completam os lugares pontuaveis são o Jordan de Heinz-Harald Frentzen, o Williams de Ralf Schumacher e o Sauber de Jean Alesi.
Esta corrida vai ser marcante por mais três razões: vão ser as últimas corridas de Damon Hill e Alex Zanardi na Formula 1, bem como da equipa Stewart de Formula 1, que no ano seguinte se tornou na Jaguar... e já agora, foi também a última oportunidade de pontuar para o canadiano Jacques Villeneuve, no seu BAR-Supertec. Terminou na nona posição.
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