A Quinta Coluna desta semana fala de dois assuntos em particular, nomeadamente a última prova de 2009, no novo circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e as mais recentes movimentações de bastidores, com os abandonos de Bridgestone e da Toyota, bem como o final da parceria entre McLaren e Mercedes, que já dura há quase 15 anos.
Confesso que essencialmente, este artigo de opinião aborda mais as manobras de bastidores do que propriamente a corrida do último fim de semana, pois essa corrida, embora disputada num cenário lindo, num "tilkódromo" é mais uma distracção para o facto do circuito não apresentar qualquer emoção aos fãs da modalidade...
"No 'tilkódromo' de Abu Dhabi (que alguns o glosavam, trocando o nome pela infame prisão iraquiana de Abu Grahib) o fim-de-semana foi dividido em duas partes: o domínio de Lewis Hamilton na qualificação, e a vitória de Sebastien Vettel, numa dobradinha da Red Bull, e a consequente conquista do simbólico título de vice-campeão mundial, batendo Rubens Barrichello nessa luta."
Sobre os abandonos e os finais de parcerias que estamos a ser bombardeados ao longo desta semana, deixo-vos outro excerto.
Confesso que essencialmente, este artigo de opinião aborda mais as manobras de bastidores do que propriamente a corrida do último fim de semana, pois essa corrida, embora disputada num cenário lindo, num "tilkódromo" é mais uma distracção para o facto do circuito não apresentar qualquer emoção aos fãs da modalidade...
"No 'tilkódromo' de Abu Dhabi (que alguns o glosavam, trocando o nome pela infame prisão iraquiana de Abu Grahib) o fim-de-semana foi dividido em duas partes: o domínio de Lewis Hamilton na qualificação, e a vitória de Sebastien Vettel, numa dobradinha da Red Bull, e a consequente conquista do simbólico título de vice-campeão mundial, batendo Rubens Barrichello nessa luta."
Sobre os abandonos e os finais de parcerias que estamos a ser bombardeados ao longo desta semana, deixo-vos outro excerto.
(...) "Mas não se pode ver esta retirada somente no sentido dos maus resultados. A Toyota assinara o Pacto da Concórdia, que a obrigava a ficar na categoria até à temporada de 2012, sob pena de serem processados pela FIA por quebra de acordo. Acho que uma corporação como aquela deve ter pesado esse problema e deve ter decidido que quaisquer multas que teriam de pagar à FIA seriam 'patacos' comparado com as centenas de milhões de dólares que gastaram na equipa sem o devido retorno. E também as quezílias politicas que aconteceram neste último ano, deve ter pesado nesta decisão.
E quero pegar por aí na questão da Bridgstone. Não pelo facto desta ter invocado algo do género quando decidiu que 2010 iria ser o seu último ano na Formula 1, mas pelo facto de três das principais firmas de pneus, Goodyear, Pirelli e Michelin, todas elas terem dito que não pretendem envolver-se na Formula 1 num futuro próximo. Claro que até ao final de 2010 muita água vai correr por debaixo das pontes e este anúncio foi dito agora para dar à FIA tempo para arranjar um substituto. Isto é, se mantiverem o monopólio do fornecimento de pneus." (...)
Posso dizer que, depois do que ando a ler por estes dias, convenço-me que a FIA teve uma grande chance de se salvar há uma semana atrás, e a desperdiçou. Agora começamos a ver as consequências.
3 comentários:
it's the end of the world as we know it... and i feeel fine!
então, se ao inicio de ano os japoneses da Honda eram os vilões ou os fracos que não aguentaram o ritmo, agora o ponto deles ficou fortalecido, e muito, com a saida da Toyota. e ainda com a falta de interés de 4 fornecedoras de pneus em estar ali em 2011.
mais eu também não quero tomar o asunto do lado económico. a gente não tem como saber se realmente a toyota perde em publicidade saindo da F1, então a gente não tem jeito de saber se estavam perdendo antes de sair! a F1 ERA um jeito de se prestigiar ente montadoras, um clube selecto para motores de alta perfomance.
imagino que com tanta bagunça e a congelação de desenvolvimento, fazer prestigio marcando prescencia na categoria deixou de ser agradável. e ainda estou surpreso por termos instituições financieiras que ainda estarão ali em 2011!! depois de tanta corrupção, eu não gostaria de ver meu Banco ligado à F1 (pelo momento, só banco do Brasil pra mim, esquece de Santander)
e mesmo que corra muita agua, e a sangue deste 2009 seja lavada, diluida e disfarçada com caríssimos perfumes corporativos, o dano estará feito. desde suas cavernas e cuartéis, as empresas magoadas prometem que não voltaram até ver o circo renascer dentre as cinzas.
e do mesmo jeito que num matrimonio, aqui a descição de entrar é mais demorada do que a de sair
É muito mau o que se diz do Tilke.
Não há emoção, nem nas pistas dele nem em qualquer outra. Não é culpa do traçado, é culpa da Formula 1 mesmo.
http://triplorail.blogspot.com/
Hola !
Como andas ?
Bueno espero que visites mi blog de IndyCar que fue creado en julio. Avisame asi te pongo en mis blogs amigos ! ! !
Un Abrazo
=]
Bruno Tarulli
http://indycaraldia.blogspot.com/
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