A Quinta Coluna desta semana fala de dois assuntos em particular, nomeadamente a última prova de 2009, no novo circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e as mais recentes movimentações de bastidores, com os abandonos de Bridgestone e da Toyota, bem como o final da parceria entre McLaren e Mercedes, que já dura há quase 15 anos.Confesso que essencialmente, este artigo de opinião aborda mais as manobras de bastidores do que propriamente a corrida do último fim de semana, pois essa corrida, embora disputada num cenário lindo, num "tilkódromo" é mais uma distracção para o facto do circuito não apresentar qualquer emoção aos fãs da modalidade...
"No 'tilkódromo' de Abu Dhabi (que alguns o glosavam, trocando o nome pela infame prisão iraquiana de Abu Grahib) o fim-de-semana foi dividido em duas partes: o domínio de Lewis Hamilton na qualificação, e a vitória de Sebastien Vettel, numa dobradinha da Red Bull, e a consequente conquista do simbólico título de vice-campeão mundial, batendo Rubens Barrichello nessa luta."Sobre os abandonos e os finais de parcerias que estamos a ser bombardeados ao longo desta semana, deixo-vos outro excerto.
(...) "Mas não se pode ver esta retirada somente no sentido dos maus resultados. A Toyota assinara o Pacto da Concórdia, que a obrigava a ficar na categoria até à temporada de 2012, sob pena de serem processados pela FIA por quebra de acordo. Acho que uma corporação como aquela deve ter pesado esse problema e deve ter decidido que quaisquer multas que teriam de pagar à FIA seriam 'patacos' comparado com as centenas de milhões de dólares que gastaram na equipa sem o devido retorno. E também as quezílias politicas que aconteceram neste último ano, deve ter pesado nesta decisão.E quero pegar por aí na questão da Bridgstone. Não pelo facto desta ter invocado algo do género quando decidiu que 2010 iria ser o seu último ano na Formula 1, mas pelo facto de três das principais firmas de pneus, Goodyear, Pirelli e Michelin, todas elas terem dito que não pretendem envolver-se na Formula 1 num futuro próximo. Claro que até ao final de 2010 muita água vai correr por debaixo das pontes e este anúncio foi dito agora para dar à FIA tempo para arranjar um substituto. Isto é, se mantiverem o monopólio do fornecimento de pneus." (...)
Posso dizer que, depois do que ando a ler por estes dias, convenço-me que a FIA teve uma grande chance de se salvar há uma semana atrás, e a desperdiçou. Agora começamos a ver as consequências.
3 comentários:
it's the end of the world as we know it... and i feeel fine!
então, se ao inicio de ano os japoneses da Honda eram os vilões ou os fracos que não aguentaram o ritmo, agora o ponto deles ficou fortalecido, e muito, com a saida da Toyota. e ainda com a falta de interés de 4 fornecedoras de pneus em estar ali em 2011.
mais eu também não quero tomar o asunto do lado económico. a gente não tem como saber se realmente a toyota perde em publicidade saindo da F1, então a gente não tem jeito de saber se estavam perdendo antes de sair! a F1 ERA um jeito de se prestigiar ente montadoras, um clube selecto para motores de alta perfomance.
imagino que com tanta bagunça e a congelação de desenvolvimento, fazer prestigio marcando prescencia na categoria deixou de ser agradável. e ainda estou surpreso por termos instituições financieiras que ainda estarão ali em 2011!! depois de tanta corrupção, eu não gostaria de ver meu Banco ligado à F1 (pelo momento, só banco do Brasil pra mim, esquece de Santander)
e mesmo que corra muita agua, e a sangue deste 2009 seja lavada, diluida e disfarçada com caríssimos perfumes corporativos, o dano estará feito. desde suas cavernas e cuartéis, as empresas magoadas prometem que não voltaram até ver o circo renascer dentre as cinzas.
e do mesmo jeito que num matrimonio, aqui a descição de entrar é mais demorada do que a de sair
É muito mau o que se diz do Tilke.
Não há emoção, nem nas pistas dele nem em qualquer outra. Não é culpa do traçado, é culpa da Formula 1 mesmo.
http://triplorail.blogspot.com/
Hola !
Como andas ?
Bueno espero que visites mi blog de IndyCar que fue creado en julio. Avisame asi te pongo en mis blogs amigos ! ! !
Un Abrazo
=]
Bruno Tarulli
http://indycaraldia.blogspot.com/
Enviar um comentário