sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Os contrastes e as nuvens cinzentas

Numa semana agitada para a Formula 1, com a retirada da Toyota e as dúvidas sobre a continuidade da Renault, os olhos viram-se hoje para as novas equipas. Das quatro que se vão estrear em 2010, existem cada vez mais dúvidas em relação à USF1, e algumas das outras mostram constantemente as suas "provas de vida". Uma delas foi a Lotus, que hoje mostrou as fotos do seu chassis, que está a ser construido numa empresa que está envolvida em polémica com a Force India devido a acusações de plágio.


No caso da USF1, duas revistas da especialidade, a suiça Blick e a alemã Auto Motor und Sport, citam uma declaração de Ross Brawn, que afirma estar intrigado pelo facto da formação de Ken Anderson e Peter Windsor não demonstrarem grandes actividades em campos fundamentais. "Temos estado a efectuar os testes de colisão para o novo carro ao longo dos últimos dois meses, para estarmos preparados para os testes oficiais. Uma nova equipa deveria estar a fazer o mesmo se quer estar preparada para o início da nova época", referiu Brawn.


A Auto Motor und Sport vai mais longe e afirma que as hipóteses da USF1 correr em 2010 são de "zero", afirmando que a sua inscrição no Mundial de 2010 poderá ser vendida a uma outra formação. Isso vai de encontro a um post que li do Luis Fernando Ramos, o Ico, que tinha citado uma conversa com Alexander Wurz, onde afirmava que o veterano piloto austriaco esteve em conversações com eles, mas não chegou a acordo devido à perda de confiança no projecto.


Em contraste, a Lotus mostrou hoje duas fotografias do seu chassis de 2010 a ser montado, bem como o molde em que vai ser fabricado o dito chassis. Essas fotografias foram divulgadas pelo site Racecar Engeneering, que afirmou que isto está a ser fabricado pela empresa Capricorn GmbH, na Alemanha. Entretanto, Mike Gascoyne está no centro de uma polémica com a Force India, que acusa a ele e à Lotus de plágio, ameaçando recorrer aos tribunais.


A história é simples: o chassis da Lotus para 2010 está a ser elaborado por Gascoyne e a Fondtech, liderada por Jean-Claude Migeot. Quando há três semanas atrás foram reveladas as primeiras fotos do chassis, provocou a reacção da Force India, afirmando que o modelo apresentado é bastante semelhante ao seu projecto, deixando no ar a possibilidade dos dados terem sido passados da Fondtech para a formação malaia. Esta reage repudiando as acusações e afirma que vai processar a formação indiana.


"É bastante invulgar comentarmos este tipo de assuntos negativos mas não temos outra hipótese que não tornar públicos os factos depois de indicações dadas nos últimos dias de que a Aerolab transmitiu informação à companhia-mãe Fondtech, que tem agora uma parceria técnica com a Lotus F1 Racing", refere Migeot.


"Esses rumores apenas são tornados públicos para manchar a reputação e o profissionalismo da empresa e para desviar as atenções dos factos. A verdade é que a Aerolab está a processar a Force India por incumprimento das suas obrigações", concluiu.


Uma coisa é certa: esta pré-temporada vai ser pródiga neste tipo de noticias... aguardemos as enas dos próximos capitulos.

1 comentário:

Unknown disse...

aquela briguinha de velhas vizinhas entre Vijay Mallya e Mike Gascoyne ainda vai dar um par de cenas no paddock antes do fim de 2010. se o carro parece, é claro que vai parecer, é porque a ultima vez que gascoyne participou da cosntrução de um carro foi: qual?

vijay tem dinheiro, capacidade, inteligência... mais classe? nunca.

não entendo a USF1. foi a primeira equipa a começar a trabalhar e tem ao comando dois donos com experiência no mundo a F1. como é que estão tã atrasados? porque a FIA aprovaria um carro que entra no grid csem sers testado o suficiente pelos seus pilotos?

a Lotus é que me suurprende. já tem chassis? imagino que estavam trabalhando nele faz tempo, e só anunciaram que estavam dentro com a saida de uma equipe, neste caso a Sauber