quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Oficial: Toyota abandona a Formula 1!

Afinal, foi mais rápido do que julgava: a Toyota anunciou hoje que vai sair da Formula 1, com efeito imediato. Ou seja: em Abu Dhabi, no passado Domingo, a marca japonesa fez o seu 139º e último Grande Prémio na categoria máxima do automobilismo.

A noticia, que de uma certa forma era esperada, pois os rumores já circulavam na imprensa japonesa desde há alguns dias, confirmou-se hoje em Tóquio, quando o presidente da companhia, Tadashi Yamashima, anunciou-a sem conseguir contar a emoção.

"A Toyota Motor Corporation (TMC) anuncia seus planos de deixar a Formula 1. A TMC, que viu sua participação na Formula 1 como uma contribuição à cultura automotiva, permaneceu dedicada em competir no topo do automobilismo, mesmo com as bruscas mudanças econômicas iniciadas no ano passado", afirmou a equipa num comunicado à imprensa.

"Contudo, quando consideradas as atividades para os dois próximos anos de um ponto de vista compreensivo, refletindo sobre a realidade econômica, a TMC decidiu sair da Formula 1. Queremos expressar nossa gratidão a todos os pilotos que passaram pela Panasonic Toyota Racing e a todos os empregados que ajudaram a atingir as metas da equipa", continuou.

"A TMC pretende fazer o melhor póssível para encontrar uma solução para todas as partes que serão afetadas por qualquer inconveniência que esta decisão pode causar. No automobilismo, a Toyota não só corre em várias categorias, mas contribui para o desenvolvimento dele ao apoiar corridas de base e eventos que facilitam a participação das pessoas", completou.


Desde que a equipa começou a competir na Formula 1, no GP da Australia de 2002, gastou imenso dinheiro para desenvolver as suas máquinas com o objectivo de ganhar corridas. No final, não conseguiu: em 139 corridas, o máximo que conseguiu foram três pole-positions e três voltas mais rápidas, para além de 13 pódios, o último dos quais foi um segundo lugar em Singapura 2009, através do alemão Timo Glock. Pela equipa passaram nomes como o finlandês Mika Salo, o francês Olivier Panis, o brasileiro Crsiatiano da Matta, o alemão Ralf Schumacher e o italiano Jarno Trulli, e ultimamtente revelou o japonês Kamui Koboyashi.

Sem comentários: