Algum dia tinha de acontecer. O italiano Alessandro Zanardi anunciou hoje que irá abandonar o WTCC, após o anuncio na véspera de que a BMW irá reduzir a sua equipa oficial para dois carros.
"Não irei regressar ao WTCC. É pena, mas quando uma porta se fecha por vezes abrem-se outras. Pode ser que apareçam novos desafios, mas para já não existem.", referiu Zanardi ao autosport.com.
"Não irei regressar ao WTCC. É pena, mas quando uma porta se fecha por vezes abrem-se outras. Pode ser que apareçam novos desafios, mas para já não existem.", referiu Zanardi ao autosport.com.
Actualmente com 43 anos e senhor de uma carreira extraordinária, Alex Zanardi esteve na Formula 1 entre 1991 e 1994, com um fugaz regresso em 1999, passou pela Jordan, Minardi, Lotus, onde teve o seu primeiro grande acidente da carreira, nos treinos para o GP da Belgica de 1993. O seu subsituto foi o português Pedro Lamy.
Zanardi voltou à Lotus em meados de 1994 (irónicamente, substiuindo... Lamy) mas no final da época, ficou sem opções na categoria máxima do automobilismo. Voltou-se para os Estados Unidos, onde prosperou na CART, vencendo dois campeonatos, em 1997 e 98. Regressa para a Formula 1 em alta ao ser piloto da Williams, mas foi uma desilusão, não conseguindo qualquer ponto.
Voltou em 2001 para a CART, mas um horrivel acidente na oval alemã de Laustitz, poucos dias depois do 11 de Setembro, lhe viu ficar sem as pernas. Contudo não desistiu e após dois anos, voltou à competição no WTCC, ao serviço da equipa BMW, onde venceu quatro corridas, a última das quais em Brno, na Républica Checa.
Uma coisa é certa: não vai deixar da arranjar alguma coisa. Ele tem aquele objectivo de alinhar nos jogos Paralimpicos de 2012 em Londres, na sua cadeira de rodas. Portanto... ainda o veremos por aí!
4 comentários:
A carreira de Zanardi é uma das mais interessantes do automobilismo nas últimas duas décadas, e de toda a história do esporte também. É triste que o WTCC o renegue, já que o italiano é sem dúvida responsável por projetar a imagem da categoria mundialmente.
uma pena, que aconteça isso com o Zanardi, mas espero ver correndo em Le Mans! já pensou que incrível seria?
E uma pena que ele va deixar a Wtcc, ele era um dos grades atrativos realmente da categoria.
Pra mim, A BMW ta mostando que ta quase querendo cair fora da Wttc em 2011, depois de 2 anos de dominio dos Seat's, ela decidiu so manter uma equipe oficialmente com Andy Priaux e o Augusto Farfus, e assim tiando a vaga do Zanardi na Wtcc.
Mas foi bom enquanto durou. pelo menos eu tive a oportunidade de ver ele correr 3 vezes aqui em Curitiba.
Se a BMW está a querer "apenas" 2 carros oficiais, quem seriam os pilotos??
Enviar um comentário