sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Youtube F1 Classic: GP da Alemanha 1970, parte II



Na Quarta-feira, coloquei a reportagem sobre os treinos para o GP da alemanha de 1970, que como sabem, aconteceu em Hockenheim, depois da pressão feita pelos pilotos para que não corressem em Nurburgring tivesse resultado. Hoje coloco as primeiras voltas dessa corrida, transmitida a preto e branco, no veloz autódromo. Notem que a pista é exactamente igual ao que viamos até há meia dúzia de anos atrás: tem duas chicanes.


Contudo, não há nada na Ostkurwe para fazer abrandar os carros. Essa explicação é simples: as alterações nessa curva só aconteceram depois de 1980, quando o francês Patrick Depailler teve o seu acidente fatal a bordo do seu Alfa Romeo. De resto, são dez minutos sem comentários, onde podemos ver e ouvir a Formula 1 em bruto: o altifalante a nunciar os pilotos, o ruido dos carros no momento da partida, e as ultrapassagens entre os lideres, o Ferrari de Jacky Ickx e o Lotus de Jochen Rindt, com algumas interferências do Matra de Jo Siffert ou do Matra de Henri Pescarolo.


Para finalizar, em termos históricos: Ickx e Rindt tiveram uma batalha épica pela liderança, mas foi o austriaco a levar a sua adiante. Foi a sua última vitória na Formula 1, pois morreria um mês e quatro dias depois. Rindt foi o segundo e Dennis Hulme o terceiro, no seu McLaren. Emerson Fittipaldi, então no seu segundo Grande Prémio, conseguiu os seus primeiros pontos ao acabar na quarta posição. E também existe outra coisa rara: Rindt corre com um capacete integral!


São dez minutos de filme, e eis uma boa proposta de fim de semana, caso não tenham muito com que fazer. Que tal, hein?

Sem comentários: