domingo, 14 de fevereiro de 2010

WRC 2010: Rali da Suécia (Final)

Desta vez, Mikko Hirvonen levou a melhor sobre Sebastien Löeb. Pode não ser um eterno duelo, mas vai ser um duelo que ficará definitivamente na história dos ralis. Não neste rali em particular, mas no seu conjunto. O finlandês da Ford venceu o rali da Suécia e é o primeiro lider do Mundial de 2010, batendo o heptacampeão da Citroen, que dpeois do rali, reconheceu a superioridade do finlandês: "Foi um fim-de-semana difícil e o Mikko realizou uma prova perfeita pelo que merece a vitória", referiu.

"Estou muito feliz, porque foi muito difícil por causa dos pneus.", respondeu um exultante Hirvonen. Para completar o triunfo da Ford sobre a Citroen, o seu compatriota Jari-Matti Latvala, que vencera aqui em 2008, completou o pódio, batendo o segundo piloto da marca do "double chevron", Dani Sordo.

Entre os não oficiais, o melhor foi Sebastien Ogier, que terminou em quinto e beneficiou dos azares de Petter Solberg e do regressado Marcus Gronholm. O francês ficou á frente de Henning Solberg, irmão mais velho de Petter, e de Matthew Wilson, sétimo no seu Stobart-Ford. Mads Ostberg "resgatou" um Subaru Impreza com dois anos e levou-o ao oitavo lugar final, adiante de Solberg e de Per-Gunnar Anderson, o melhor dos S2000 e que fechou o "top ten".

Já quanto aos portugueses, num piso que não estão habituados, Bernardo Sousa e Armindo Araujo portaram-se bem. O piloto do Ford Fiesta S2000 foi sexto na classe, conseguindo alcançar o seu maior objectivo: levar o carro ao fim sem estragos. "Terminámos e garantimos os primeiros pontos da temporada. Eram esses os nossos objectivos principais: adoptar um ritmo que nos permitisse aprender, não cometer erros e não desperdiçar pontos", explicava, naturalmente muito satisfeito, o piloto no final da prova.

Quanto a Armindo Araujo, o piloto de Santo Tirso também conseguiu levar o carro ao fim, desta vez num terceiro lugar na sua classe, a de Produção, e beneficiando da desistência do seu mais directo adversário, o checo Martin Smerad. "Esta foi a melhor classificação de sempre na Suécia e tendo em conta as características da prova, só podemos estar felizes. Sabíamos à partida que lutar com os pilotos nórdicos era muito difícil e por isso conseguimos terminar no lugar que traçamos como objectivo principal", afirmou.

"O Evo X é bastante mais pesado que a versão anterior o que provoca um maior desgaste nos pneus. Apesar de algumas alterações durante a prova as afinações não foram as ideais e em condições tão particulares como as da Suécia, tivemos de saber gerir o rali de forma inteligente. Atacamos quando sentimos que o podíamos fazer sem correr riscos e defendemos quando tivemos mais dificuldades. Sabemos que teremos de continuar a evolução do carro mas conseguimos passar neste difícil teste com um óptimo resultado", concluiu.

O próximo rali do Mundial WRC de 2010 é o Rali do México, que decorrerá de 5 a 7 de Março.

1 comentário:

kimi_cris disse...

O Mikko esteve imbativel, garnde vitoria, os tugas estiveram em bom plano.

Grande Abraço!

Kimi_Cris