sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pouco mais do que uma casaca vazia, eis a Campos

Tinha lido uma parte da entrevista ontem através do jornalista inglês Adam Cooper, mas hoje, ao ler a versão espanhola, através do blog argentino Passion por la Formula Uno, é que tens uma outta dimensão do que se passava na Campos Meta: pouco mais do que nada. E Colin Kolles, o homem que Jose Manuel Carabante foi buscar com o objectivo de colocar os carros da Campos Meta a tempo da primeira corrida no Bahrein, têm pouco mais de três semanas para conseguir algo menos do que um milagre.

Não tinham practicamente nada, era só caos. O único departamento que existia quando cheguei era um departamento de software, com oito rapazes que nunca viram um carro de Formula 1 nas suas vidas, e que estavam fazendo programas de simulação por software. E existem hay dois ou três engenheiros com experiencia de Formula 1, e pouco mais. A verdade é pior do que imaginava, compreendes? O meu papel neste momento é o de limpar o caos!", trata de explicar Kolles a Adam Cooper, no seu estilo simples e directo.

Contudo, Kolles promete que terá dois chassis prontos a alinhar no Bahrein: "Teremos dois carros prontos no Bahrein. Não sei como e francamente isso não me importa, mas iremos ter dois carros na grelha de partida. Caso alcancemos este feito, será um grande feito, garanto-te. Eles não tinham nada. Tinham uma concha oca, sem nada dentro..."

"Tenho uma grande lista de coisas por fazer, contudo este é o menor dos problemas. Contratar mecanicos e engenheiros, e assim sucesivamente. Essa é uma parte que está quase resolvida. Há outras questões que tem de ser resolvidas rapidamente, como pagar as dívidas com a Cosworth, a Dallara, a Xtrac, outros fornecedores, resolver a questão dos pilotos, falar com o Bernie... Tens que eliminar todos estes 'impedimentos para correr', essa é a grande questão." continuou.

A equipa irá trabalhar nos primeiros tempos na fábrica da Dallara, em Itália, e não haverá "shakedown" do chassis até o Bahrein. "Por agora vamos trabalhar nas instalações da Dallara para a primeira corrida, e a medio prazo instalaremos definitivamente em Murcia. Aí, teremos que construir do zero coisas como o túnel de vento e outras estruturas importantes. Haverão coisas que serão feitas já no Bahrein, porque construir uma equipa em duas semanas não vai ser fácil. Só vai ser possivel porque tenho a minha própria infra-estrutura. Tenho gente trabalhando para mim como Mike Krack, o antigo engeniero-chefe da BMW, por exemplo. Geoff Willis vai trabalhar para nós nestes primeiros tempos como uma especie de consultor, e mais tarde veremos como irá encaixar na nossa equipa."

"Durante as próximas duas semanas não deverei dormir mais do que duas horas por noite. Empenharei ao máximo, e farei todos os sacrificios possiveis para ser bem sucedido neste objectivo. Quero ser bem sucedido na tardefa de levar a equipa para a grelha de partida, para sobreviver a esta temporada, para estabilizar e progredir nos anos seguintes" concluiu.

As declarações de Kolles só demonstraram o pior dos cenários previstos. E agora esta Campos lutará contra o tempo para ter dois chassis prontos para correr em Shakir. E como dizia o prório Adam Cooper no seu Twitter pessoal: "isto ao lado dos problemas que a Super Aguri tinha em 2008, fazem parecer agora um passeio no parque"... boa sorte, pois vão precisar muito dela!

2 comentários:

Edgard Pinto Júnior disse...

Sinceramente...seria mais fácil admitir que não tem condições de entrar e pedir por uma nova oportunidade no ano que vem...se a SuperAguri, por muito menos, acabou, imagina essa tentativa de equipe...vão levar 3 voltas das piores equipes, com certeza...

Priscilla Bar disse...

Vi as mesmas palavras no As(se nao me engano) e fiquei perplexa.

O engraçado e que o Adrian nao aprece em lugar nenhum pra desmentir ou dar qualquer esplicaçao....Estranho demais...