sábado, 3 de abril de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 3, Malásia (Qualificação)

Sabia-se que o fim de semana malaio seria marcado pela chuva, e isso incluia a qualificação. Mas não se previa que nesta qualificação, a chuva fizesse a sua aparição em força na Q1. E o resultado foi catastrófico na Ferrari e na McLaren: Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Felipe Massa não passaram da Q1, ficando respectivamente na 19ª, 20ª e 21ª posição, somente à frente dos Hispania e o Virgin de Lucas di Grassi. Quem manda esperar pela melhoria do tempo? Eis a paga!

Destes, Jenson Button foi o que se safou desta armadilha. Mas não muito, pois logo na Q2 sofreu um despiste e não marcou qualquer tempo. E pela primeira vez este ano, mais cedo do que se julgava, uma das estreantes passou da Q1, especificamente o Lotus de Heiki Kovalainen e o Virgin de Timo Glock, mais experimentados. Era a segunda surpresa do dia...

E por fim, quando se viu quem eram os dez seleccionados para tentar a pole-position na Q3, outras surpresas: os Force India de Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi, o Sauber de Kamui Koboyashi e os Williams de Nico Hulkenberg e o de Rubens Barrichello. E dos da frente, só os Red Bull e os Mercedes é que lá estavam. No final, o carro que fez a "pole-position" era o mesmo. O mesmo? Só se for a equipa, pois desta vez o "poleman" foi Mark Webber.

"Foi uma qualificação muito traiçoeira e difícil para toda a gente. A minha volta na Q2 não foi muito boa e sabia que tinha de continuar a atacar porque as condições da pista podiam mudar muito rapidamente, com muitos pontos complicados ao longo da pista. Foi muito desafiante e ver alguns pilotos de fora logo na primeira fase é surpreendente, mas é uma questão de sensibilidade e de acertar na altura certa. A pole é 'responsabilidade' do meu engenheiro que decidiu montar os pneus intermédios. Existiam muitos sítios traiçoeiros, como na curva 2, onde havia muito 'acquaplaning', mas consegui manter-me no asfalto e fiz o meu trabalho", afirmou o australiano no final da qualificação.

Ao seu lado na grelha vai estar o Mercedes de Nico Rosberg, que mais uma vez aproveitou a chuva e os seu talento para, mais uma vez, superar Michael Schumacher, que desta vez ficou no oitavo posto da grelha. Aliás, a maioria dos pilotos que estão no Q3... são alemães. O Red Bull de Sebastien Vettel é terceiro, Adrian Sutil é quarto no seu Force India, enquanto que Nico Hulkenberg ficou logo a seguir. Robert Kubica levou a sua Renault ao sexto lugar, à frente de Rubens Barrichello e de Michael Schumacher. Na quinta fila estarão Koboyashi e Liuzzi.

Amanhã é dia de corrida. Com chuva garantida, outra coisa é certa: as surpresas não acabarão por aqui. Não ficaria admirado, por exemplo, em ver uma das estreantes nos pontos...

Sem comentários: