domingo, 14 de agosto de 2011

As voltas de Löeb num WTCC e o futuro imediato da competição


Poderemos saber do seu futuro dentro de alguns dias, mas enquanto que ele nada diz sobre o que vai fazer a partir de 2012, Sebastien Löeb decidiu entreter-se um pouco, experimentando outros carros, de outras competições. Na semana que passou, foi ao circuito britânico de Rockingham para experimentar um Chevrolet Cruze do WTCC, a máquina que domina o campeonato deste ano.

Também presente neste ensaio esteve o experiente piloto do WTCC, Yvan Muller, que terá dado algumas 'dicas' a Löeb neste seu ensaio com um carro daquele campeonato. E se as pessoas pensam que isto foi uma forma de dizer que o piloto da Alsácia já decidiu o seu futuro, mada foi transpirado. De acordo com o site da revista francesa Auto Hebdo (www.autohebdo.fr), Eric Neve, o diretor da formação Chevrolet, terá assegurado que este teste serviu apenas para Löeb experimentar um carro do WTCC e não uma preparação para uma eventual entrada no Mundial de Turismos a partir de 2012. Mas para um homem que tem a fama de experimentar todo o tipo de máquinas, nunca se sabe.

E este teste surge numa altura interessante para o Campeonato Mundial de Turismos. Com o dominio quase avassalador dos Chevrolet, a unica equipa oficial, e com grelhas relativamente reduzidas, de entre dezasseis e vinte carros, dependendo da corrida, a partir de 2012, as coisas poderão ser diferentes, com a entrada em força da Volvo, da Ford e até da Honda.

Se no caso da Volvo, andam este ano a fazer uma "temporada de avaliação" com um carro, preparado pela sueca Polestar e guiado por Robert Dahlgren, a partir de 2012 as coisas podem ser diferentes, com mais um carro, envolvimento oficial e eventualmente poderão contratar Gabriele Tarquini para um dos seus carros. O piloto italiano vai experimentar um desses carros em duas das rondas do STCC, o campeonato escandidavo de Turismos, em substituição de James Thompson, e pode ser que isso seja o inicio de uma colaboração mais prolongada. Contudo, nada se sabe ainda sobre essa parte, mas é cada vez mais certo que a marca sueca vai avançar em força para esse campeonato, de forma relativamente oficial.

Quem também tem planos para avançar são a Ford e a Honda, através das duas equipas que atuam no BTCC, o campeonato britânico de Turismos. No caso da construtora japonesa, é a Team Dynamics, de Steve Neal - pai do britânico Matt Neal, bi-campeão do BTCC - que quer alinhar com dois Hondas Civic a partir de 2013, com um protótipo alinhado em 2012, para uma temporada de avaliação, como está a fazer agora a Volvo. O motor de 1.6 litros seria preparado pela Neil Brown Engeneering, e o próprio Neal disse à Autosport britânica que "teremos um carro pronto para testar no início do próximo ano. Se formos em frente, temos um ano para o desenvolver".

Sendo o campeonato britânico de turismos um dos mais competitivos do mundo, Neal afirma que a competitividade atual destes Honda Civic poderia estar ao nível dos Chevrolet que dominam o WTCC: "Penso que os nossos carros, como estão, poderiam dar problemas aos Chevrolet", afirmou.

Já em relação á Ford, a equipa que os prepara, a Arena Motorsports, já recebeu a luz verde da casa-mãe para que preparasse os modelos Focus para a sua eventual entrada no Mundial a partir de 2012 ou 2013. E não ficaria admirado se mais marcas poderão estar a caminho...

Sem comentários: