Os pilotos do WRC começaram a disputar desde esta manhã as classificativas do Rali da Alemanha, a primeira prova em asfalto do mundial, e como sempre, os Citroen dominam as operações, com o habitual Sebastien Löeb à cabeça. Contudo, o priomeiro dia não foi um passeio para o alsaciano, pois Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala andaram pela liderança nas primeiras classificativas do dia, enquanto que os Mini oficiais de Dani Sordo e Chris Meeke brilharam, colocando os seus pilotos na frente... dos Ford oficiais.
O dia começou com Jari-Matti Latvala a comandar, mas no final da terceira classificativa, Já Löeb era o comandante, após uma má escolha de pneus por parte dos Ford. Latvala fez uma escolha de pneus errada devido ao tempo incerto nessa manhã alemã e ainda por cima, um furo no pneu traseiro direito, o fez cair na classificação geral. O seu companheiro, Mikko Hirvonen, também viu o seu ritmo condicionado pelos pneus duros que escolheu nessa altura, embora no final dessa manhã era terceiro na geral, atrás de Löeb e Ogier, então separados por 4,4 segundos.
À tarde, na quarta classificativa do dia, Ogier atacou e passou para a frente, mas Löeb reagiu e reapossou-se da liderança, enquanto que na Ford, nova escolha de pneus prejudicava os seus pilotos, que se viam ameaçados pela Mini. Latvala ficava de fora do "top ten" enquanto que Chris Meeke era quarto na geral, a mais de minuto e meio de Löeb. A luta continuou ao longo do dia entre os dois pilotos da Citroen, acabando com öeb na frente por 7,4 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier.
"Foi um bom dia para mim. Tive de forçar o andamento porque o Ogier está a andar depressa em todo o lado. Vou estar a liderar esta noite, isso é o mais importante. Para o campeonato de construtores, está com bom aspeto", referiu Loeb no final do primeiro dia na Alemanha à World Rally Radio.
Ogier, por seu turno, não se demonstrou muito descontente com a sua prestação no dia de hoje, apostando em dar luta ao líder do campeonato amanhã: "Não é assim tão mau. Quase falhei dois cruzamentos e perdi tempo, que foi uma pena porque estava a ser bom. Estou satisfeito com o meu dia, estamos na direção certa e espero que possamos melhorar algumas coisas, pelo que parece bem para o meu futuro", explicou.
Hirvonen manteve o terceiro posto, na frente dos Mini oficiais de Dani Sordo e Chris Meeke, respectivamente quarto e quinto classificados, que parece se adaptarem bem ao asfalto alemão e a terem desempenhos consistentes com a sua performance. "Estou satisfeito mas estava muito mais esta manhã, quando estava perto dos outros. É fantástico para a MINI neste momento, porque os dois carros são rápidos", referiu Sordo à WRC Radio.
Ambos os Mini conseguem estar na frente de um Petter Solberg que se queixa de não estar a extrair todo o potencial do seu Citroen DS3 WRC neste rali, e tem o seu irmão não muito longe dele, no sétimo lugar, a cerca de minuto e meio de si. Kimi Raikonnen é o oitavo, colado a Henning Solberg, enquanto que Dennis Kuipers é nono, não muito distante do piloto finlandês.
A fechar o "top ten" está Armindo Araujo, que está a ter uma boa prestação, polvilhada com dois pequenos despistes de manhã devido ao asfalto escorregadio, e à tarde, a sua consistência e rapidez (fez o sétimo melhor tempo num dos troços) o fez colocar no nono posto, até que um despiste na última classificativa do dia, onde partiu um dos braços da suspensão do seu Mini, o fez diminuir o seu ritmo. "Fiz dois bons troços e no terceiro, à quarta ou quinta curva, partimos um braço da suspensão traseira, pelo que tive de vir assim o troço todo e a perder muito tempo", explicou Armindo no final do troço, que o fez perder mais de um minuto para Löeb e perdeu o nono posto a favor do Citroen de Kuipers.
Quanto a Bernardo Sousa, demonstrou ser competitivo na sua classe, ao dispitar a liderança com o finlandês Juho Hanninen e o estónio Ott Tanak, mas no terceuro troço do dia, um despiste causou-lhe o arranque de uma das rodas do seu carro e consequente desistência por hoje, regressando amanhã no formato "Super Rally".
"Numa curva lenta para a esquerda em que era preciso cortar a berma, o carro desceu muito e patinou na proteção do cárter. Fiquei sem direção pois as rodas perderam de imediato contacto com o solo e o carro levantou voo e foi projetado para a barreira no exterior da curva onde batemos perdendo a roda da frente do lado direito e também se empenou um braço no eixo traseiro, mas nada que não possa ser resolvido na assistência. O carro estava simplesmente fantástico e estávamos numa luta interessante com o Tanak e com o Hanninen, que infelizmente teve de ficar por aqui", lamentou o piloto.
O Rali da Alemanha prossegue amanhã.
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