segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O dia do regresso de Kimi Raikkonen e um desabafo sobre a suspensão reativa

Provavelmente este deveria ser o dia mais aguardado do ano para os fãs do piloto finlandês, especialmente aqueles que nunca se conformaram com o fato dele ter ido fazer dois anos no WRC com a sua própria equipa. Kimi Raikkonen pegou um Renault R30 esta manhã em Cheste e foi "matar saudades" da Formula 1, numa sessão de adaptação antes dos testes para o novo carro de 2012. E como "Ano Novo" significa "vida nova", lá foi ele experimentar um novo desenho no seu capacete.

Não se sabem os tempos deste teste, mas provavelmente nem era isso o que se interessava. Provavelmente eles queriam saber como é que se iria comportar neste tipo de carro, se teria a resistência suficiente para aguentar uma corrida inteira, e se é capaz de estar a par do resto dos pilotos. Afinal de contas, a Renau... perdão, a Lotus pagou bem para o ter na sua equipa.

Pelas fotografias, vê-se que está a adaptar-se sem problemas. Agora resta saber se em corrida será aquilo que os fãs se habituaram a ver nos tempos da McLaren e da Ferrari. Não sei se pelo talento em si irá marcar a diferença, dado que o maior trunfo da Rena... aargh, Lotus, a suspensão reativa, foi abolido neste final de semana pela FIA. 

E sobre essa polémica da "suspensão reativa", eu começo a ficar convencido que se calhar o melhor é pura e simplesmente a entidade máxima do automobilismo contratar Adrian Newey e desenhar um carro para todas as equipas, como faz a IndyCar Racing e a GP2, GP3 e outros. E as equipas só se limitam a mudar as peças mecânicas e os "ailerons", mais nada. Já que querem matar a criatividade, em nome de uma "igualdade" e de "nivelamnento", é melhor acabar com a hipócrisia. Depois não se admirem que fale e oiça que "os anos 70 e 80 é que eram bons..."

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