Acabou este final de semana o Rali de Monte Carlo, prova inaugural do WRC, e se foi um pouco mais do mesmo, com Sebastien Löeb a vencer esse rali pela sexta vez, começando da melhor maneira a sua temporada, os dois grandes assuntos no WRC por estes dias tem a ver com as transmissões televisivas e a continuidade da participação da Mini no Mundial de Ralis nesta temporada de 2012. Se o primeiro caso parece estar em vias de resolução, com a Eurosport a assegurar as transmissões televisivas, após a rescisão do contrato da FIA com a North One Sport e a assinatura de novo contrato por três temporadas, o segundo caso parece ser mais bicudo.
Se inicialmente as coisas pareciam estar relativamente resolvidas com a FIA, a Prodrive e a BMW, em Munique, com a inscrição na categoria M1 e um mínimo de dez ralis garantidos, e a Prodrive garantir pelo menos um carro, com o segundo a ser alugado "rali a rali", deixando o britânico Chris Meeke em terra, parece que foi apenas mais um final de etapa do que o final do assunto propriamente dito. Isto porque nos últimos dias, alguns ouvidos mais atentos ao panorama dos ralis falam que existe um braço de ferro entre a Prodrive e a BMW sobre o desenvolvimento do carro, com tendência para agravar nas próximas semanas.
Interessante é ler o que Martin Holmes tem para dizer sobre este assunto, pois afirma hoje na Autosport portuguesa que as coisas andam... desesperadas.
"Mesmo desesperado! Supeita-se que a BMW pretende cortar todas as ligações à Prodrive e prosseguir o projeto Mini JCW com uma empresa alemã. Logicamente isso não poderá acontecer de imediato, e o próximo ponto de fricção deverá ser a nova homologação do Mini WRC, prevista para o Rali de Portugal, que só pode ser feita pela BMW. A reunião da BMW em Munique será decisiva pois ficará a saber-se se vão permitir à Prodrive mais mudanças no carro pois a FIA não o permitirá sem que a BMW diga sim. Relativamente a Kris Meeke, estou muito preocupado com o seu futuro..."
Descobrir que agora isto se tornou num projeto de poder entre a Banburry (Sede da Prodrive) e Munique (sede da BMW) e querer que o carro seja preparado por alemães só me ocorre devido ao fato da Volkswagen ir entrar em acção ao longo de 2012, e essa gente querer tomar o projeto nas suas mãos quando este está em andamento, em mãos capazes, mais parece ser uma receita para o desastre. Porque é como dizem os mais sábios: "Quando o pau nasce torto..." E ainda mais, quando se sabe também que a BMW está a apostar todos os seus recursos no DTM, onde arranjará esse alguém, em paragens alemãs para desenvolver o Mini JCW WRC?
Parece que - se nada indicar o contrário, claro - está-se a chegar à conclusão que a cooperação Mini/Prodrive tem os dias contados, mesmo com o apoio da FIA. E isso, ainda em 2012, pode ser um contratempo tão ou mais grave como a história dos direitos televisivos. Claro, se as coisas acontecerem no ano seguinte, já com a Volkswagen em ação - e provavelmente com mais um ou dois construtores - as coisas piarão um pouco mais fino... mas no curto prazo, parece que as coisas tendem a piorar.
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