(...) A curta pré-temporada tinha mostrado que a Brabham, campeã do mundo, preprarava para aderir ao motor Turbo, fazendo um acordo com a montadora alemã BMW, e fazendo com que Gordon Murray desenhasse um novo chassis, o BT50. Nelson Piquet, o novo campeão do mundo, tinha um novo companheiro de equipa, o italiano Riccardo Patrese, vindo da Arrows.
A sua grande rival, a Williams, tinha perdido Alan Jones, que se decidira reformar-se, e para o seu lugar tinha vindo o finlandês Keke Rosberg. Carlos Reutemann tinha ficado, mas só depois de muita persuasão da parte de Frank Williams. Mas o argentino, ainda magoado com o tratamento que a Williams lhe tinha dado no ano anterior, estava relutante. A McLaren, que estava a evoluir o seu chassis MP4-1 de fibra de carbono, tinha conseguido convencer Niki Lauda a regressar à formula 1 e isso tinha atraído as atenções da imprensa especializada. Ao seu lado iria estar John Watson, e assim repetiam a dupla da Brabham quatro anos antes, em 1978. (...)
(...) Na partida, Arnoux dispara na frente, enquanto que Piquet é “engolido” pelo pelotão, com Prost em segundo, seguido pelos Ferrari de Villeneuve e Pironi. Keke Rosberg era o quinto, atrás dos Brabham e de Reutemann. Pouco depois, na terceira volta, Piquet despistava-se com problemas de travões, e na sexta, era a vez do motor do Ferrari de Villeneuve a explodir. (...)
Depois das polémicas entre os pilotos e a então FISA em relação às Super-Licenças, e que colocaram o GP da Africa do Sul em risco, máquinas e pilotos partiram para uma temporada que se advinhava agitada, não só na pista, como também fora dela. O caso das Super-Licenças tinha sido mais um episódio que fora resolvido adiar, em nome do espectáculo, numa corrida onde os Renault dominaram e Alain Prost fez uma grande corrida de recuperação, após ter furado a meio da prova.
E também foi a corrida onde se viu o regresso de Niki Lauda às pistas, bem como a última vez que Carlos Reutemann subiu ao pódio, pois pouco depois, ele iria abandonar a competição de vez. Tudo isto e muito mais pode-se ler hoje no Portalf1.com
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