(...) Tal como tinha acontecido há quinze dias, o tempo estava quente no dia do GP do Brasil, logo, os carros estavam sujeitos a quebrarem-se devido ao desgaste das peças. Na partida, todos ficaram incrédulos com a partida do Brabham de José Carlos Pace, que tinha feito falsa partida – com os comissários a fazerem vista grossa sobre isto – e no final da primeira volta, liderava a corrida, seguido por Reutemann, Hunt e Mass.
À medida que as voltas passavam o asfalto de Interlagos começou a ceder, e a derreter, perante o calor que se fazia sentir naquele dia, especialmente na veloz curva 3, que começaria logo a fazer estragos. Na volta oito, Hunt pressionava Pace para o passar, e conseguiu, com ambos os pilotos a tocarem-se. O britânico da McLaren prosseguiu sem problemas, enquanto que o brasileiro teve de ir às boxes para ver se havia algo reparável.
Na frente, começavam as desistências: na volta 12, Mass sai em frente na Curva 3, e o impacto desse acidente foi o suficiente para afetar o Ensign de Regazzoni, pois foi apanhado pelas redes de proteção que tinham ido parar à pista. E como se isso não bastasse, momentos depois havia outra vítima, o Tyrrell de Ronnie Peterson. Hunt, que estava na frente, não era incomodado com estes dramas, embora tivesse Reutemann e Andretti atrás de si. Pouco depois, o americano da Lotus desistia, com uma falha elétrica. (...)
Quinze dias depois da vitória-surpresa de Jody Scheckter e da sua Wolf, máquinas e pilotos rumavam a Interlagos para disputarem um GP do Brasil que foi mais uma corrida de resistência do que própriamente uma disputa pela vitória. Basicamente, chegaram ao fim os unicos que conseguiram passar incólumes pela Curva 3, palco de vários despistes, dos quais acabaram com onze carros eliminados no mesmo local, vítimas de um asfalto que derretia com o calor insupoertável daquela tarde paulista.
Esse foi a tarde perfeita de Carlos Reutemann, conseguindo ali a sua primeira vitória ao serviço da Ferrari, conseguindo bater James Hunt e Niki Lauda. E este foi também a unica corrida em que o italiano Renzo Zorzi conseguiu o seu unico ponto da carreira. Tudo isto e muito mais pode ser hoje lido no Portal F1.com.
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