A Toyota revelou esta tarde o seu carro para as 24 Horas de Le Mans e para o Mundial de Endurance, que arrancará em março com as 12 Horas de Sebring. Batizado como o TS030 Hybrid, e que já fez as suas voltas de teste no circuito francês de Paul Ricard, a empresa japonesa anunciou também que correrá com dois carros na clássica de La Sarthe, e nas rondas posteriores do Mundial WEC. Mas a sua estreia oficial será antes, a 5 de maio, nas Seis Horas de Spa-Francochamps.
O motor do TS030 é um V8 de 3.4 litros normalmente aspirado, construido de raíz, e terá supercapacitadores em vez de baterias para o sistema de amarzenamento de energia usada nos sistemas regenerativos de travagem, e isso permitirá com que use a propulsão elétrica durante algum tempo.
Embora mais pilotos ainda não tenham sido anunciados, para além do francês Nicolas Lapierre, do japonês Kazuki Nakajima e do austriaco Alexander Wurz, ontem circulavam rumores de que o suiço Sebastien Buemi, ex-piloto da Toro Rosso e agora terceiro piloto da Red Bull, poderia correr num dos carros em Le Mans, enquanto que um conjunto de pilotos japoneses, entre os quais o veterano Seiji Ara, vencedor desta corrida em 1993, e Kohei Hirate, vencedor do GP de Macau em 2009, também tinham sido contactados para saber se queriam fazer parte do projeto. Contudo, a Autosport britânica afirma que outro japonês, Hiroaki Ishiura, já testou o novo carro em Paul Ricard.
“Os dois pontos fortes do nosso carro são a aerodinâmica e o sistema híbrido. O time de desenvolvimento na Toyota Motor Group (TMG) trabalhou muito duro para alcançar um conceito aerodinâmico otimizado baseado em testes de túnel de vento e CFD”, começou por dizer o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon.
“Julgando pelo feedback positivo que recebemos durante o plano, temos uma base muito boa para construir nas próximas semanas.”, concluiu.
A equipa prosseguirá os testes nas próximas semanas, para que tudo esteja pronto para a primeira prova oficial.
Sem comentários:
Enviar um comentário