terça-feira, 15 de maio de 2012

Youtube Commercial: Volkswagen Santana, 1987



Descobri isto por acaso: um anuncio sul-africano do Santana. O anuncio por si já é impressionante, mas o piloto também tem a sua história para contar. Chama-se Sarel van der Merwe, e provavelmente foi um dos mais versáteis pilotos sul-africanos do seu tempo. Nascido em 1946, guiou em tudo que tivesse quatro rodas, menos um Formula 1. Foi campeão nacional em ralis e Turismos, nos anos 70 e 80, venceu as 24 Horas de Daytona em 1984 e foi terceiro classificado nas 24 horas daquele ano, a bordo de um Porsche 956.

Dois anos depois, nas mesmas 24 Hoas de Le Mans, van der Merwe partilhava a condução com o austriaco Jo Gartner quando o entregou ao piloto austriaco, ex-Osella. Volta e meia depois, Gartner sofreu o seu despiste fatal.

Retirou-se em 2002, aos 55 anos, depois de ter vencido mais alguns campeonatos de turismos na sua Africa do Sul Natal. E o rapaz que anda com ele? Provavelmente Alan van der Merwe, que depois se tornaria campeão britânico de Formula 3 em 2000 e que bateu um recorde de velocidade num BAR-Honda quatro anos depois, nas planicies de Bonneville, nos Estados Unidos.

Já agora, a expressão que ele usa, traduz-se por "salshichas num churrasco". "Boerewors" é uma típica salsicha sul-africana, e "braai" é churrasco em afrikander.

Sem comentários: