sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O regresso do GP de França?

De quando em quando aparecem à superfície noticias sobre um possivel regresso do GP de França. Se o assunto "morreu" com a chegada do atual presidente, Francois Hollande, ao poder, quando afirmou que não estava disposto a conceder ajudas estatais para receber a Formula 1 no seu país, fosse o circuito Paul Ricard ou Magny Cours, agora com o adiamento do "Grande Prémio da America", para 2014, que iria acontecer em New Jersey.

Contudo, com o cancelamento deste Grande Prémio, o calendário terá 19 corridas, o que implica outras revisões de contratos, e isso Bernie Ecclestone não quer. Assim sendo, procura um substituto, que pode muito bem ser a Turquia, que iria regressar na base de um "one-off". Contudo, existem problemas de logistica inerentes, e agora volta a surgir a hipótese do regresso do GP de França, que não existe desde 2008, como se sabe.

O jornalista Joe Saward fala hoje no seu blog que surgiu esta semana na imprensa local uma declaração de Stéphane Clair, diretor do circuito de Paul Ricard, afirmando que existe uma hipótese de 90 por cento do regresso da Formula 1 a paragens francesas. A ser verdade, seria de saudar este regresso, mas muito provavelmente seriam os patrocinadores locais e privados que trariam de volta a corrida ao circuito que fica entre Marselha e Toulon, já que o governo afirmou que não estava disposto a investir o seu dinheiro neste evento.

Não se sabe se Magny Cours está na corrida, pois houve a hipótese de um regresso, quando o governo de Nicolas Sarkozy estava a negociar o regresso do GP francês, alternando com o GP belga, como chegou a estar em cima da mesa, mas o que se fala é que, a acontecer o regresso de França, esta aconteceria duas semanas depois do Canadá, a 23 de junho e poderia fazer com que a corrida britânica recuasse uma semana, da atual data, 30 de junho, para 7 de julho. Mas esse é o mesmo dia da final do torneio de ténis de Wimbledon, e essa hipótese pode estar descartada.

Veremos se essa hipótese se concretizará. E a acontecer, seria um "one-off" ou um contrato mais prolongado? 

1 comentário:

Ron Groo disse...

Não sou muito fã das pistas francesas, mas tendo em vista a quantidade de lixo reais que temos no calendário, seria até uma boa.
Desde que não fosse revezando com Spa, tudo bem.