segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O próximo Cristiano Ronaldo e a ignorância da televisão portuguesa

O grande fim de semana que António Félix da Costa teve em Barcelona, na ronda final da World Series by Renault, foi comemorado por todos os que seguem a carreira do piloto de Cascais, atualmente com 21 anos. E nos jornais e restantes sítios especializados, foi devidamente comemorado, fazendo com que as pessoas que seguem a sua carreira estejam cada vez mais convictos que ele irá chegar, graças ao apoio da Red Bull, à categoria máxima do automobilismo, e se calhar já em 2013.

Contudo, fora do panorama mais especifico, poucas linhas foram dadas a ele nos jornais, e na televisão, a ignorância é total. Nem uma palavra, nem uma referência, nem numa nota de rodapé nas televisões nacionais, e isso fez com que um amigo meu, o João Pedro Quesado, decidisse escrever um e-mail, dirigido às televisões nacionais, demonstrando a sua indignação pelo facto destes ignorarem "olimpicamente" o feito de Felix da Costa. Perguntei a ele se podia colocar a mensagem aqui e ele disse que sim. Eis a mensagem na íntegra.

"A minha crítica incide num tema sobre o qual ninguém parece querer expressar. A falta de cobertura da RTP, da SIC e da TVI à carreira muito bem-sucedida de António Félix da Costa continua a ser uma falha, na minha opinião, flagrante.

Félix da Costa já obteve esta temporada sete vitórias: três no campeonato GP3 Series e quatro no campeonato Fórmula Renault 3.5, das World Series by Renault. No entanto, nenhuma delas foi notícia.

E eu pergunto porquê? Há alguma coisa de menos importante nestas vitórias ou que vos impeça de dar estas notícias tão positivas!? Um piloto que, apesar do seu enorme talento, mal é conhecido no seu país de origem. Um piloto que está a trilhar com passos de gigante o seu caminho para a Fórmula 1, e que conta com o apoio de apenas a vigésima parte do seu país, pois o resto não sabe.

A responsabilidade desta ignorância é da comunicação social. São vocês que são responsáveis por informar a população do nosso país e, no entanto, escolhem ignorar ou nem sequer se dão ao trabalho de querer saber. O que é que o futebol tem mais que o desporto motorizado? O que é que tem mais que todos os outros desportos? Já não chega de futebol? Eu sei que é o que vos dá audiências. Mas se vocês continuarem a agir assim, estão a formar uma geração que está completamente formatada para o futebol. A comunicação social devia ser a plataforma para que as pessoas possam escolher aquilo que gostam e apoiam, e não um sitio que escolhe informações sempre sobre as mesmas coisas. O que vocês fazem é como dizer às pessoas que as outras coisas não existem.

Volto a dizer: António Félix da Costa é um talento português a caminho da F1. Ele é um português que tem grande sucesso neste momento. UM PORTUGUÊS! Num tempo em que nem a nossa Selecção Nacional consegue dar alegrias ao povo português, que tal informar Portugal da carreira deste piloto para que o país possa assistir à sua chegada à Fórmula Um!? Ele é um piloto que é elogiado internacionalmente. O seu estilo de condução e o seu talento têm-lhe valido vários sucessos e agora, com o apoio da Red Bull, ele está em alta! E é uma vergonha que tão pouca gente em Portugal o conheça. 

Espero que não ignorem isto, pois se não vir efeitos, vou continuar a insistir. A próxima corrida de Félix da Costa é o GP de Macau, de 15 a 18 de Novembro. Espero que cubram o evento. Para que possam informar verdadeiramente o povo."

O meu conhecimento de jornalismo, bem como as suas manhas, permitem-me dizer em resposta é que "good news is no news", e que neste país, o "desporto" é futebol, e mesmo aí de divide em quatro categorias: Benfica, Porto, Sporting e Cristiano Ronaldo.

E o melhor exemplo disso tem a ver com os atletas que representam Portugal nos Jogos Olímpicos  Ignorados durante três anos e onze meses, lembram-se durante os dezesseis dias que duram o evento, pedindo coisas que em muitos aspectos são absolutamente irrealizáveis, como o de ganhar medalhas. Quando as coisas não correm bem, há uma discussão e um debate público sobre o que se deve fazer para melhorar as performances, mas é uma discussão que desaparece ao fim de dez dias, para depois reaparecer quatro anos mais tarde.

Em segundo lugar, com um país em crise, onde se pensa mais com a carteira do que com aquilo que é realmente noticia, só começarão a falar dele quando chegar à Formula 1. E só será noticia quando ele vencer na categoria máxima do automobilismo.

Também tenho uma teoria mais pessoal: tudo que não aparece no "Correio da Manhã" (CM), o jornal mais lido deste país, não merece nas televisões. Portanto, para que Felix da Costa comece a ser visto, o CM tem de fazer uma manchete numa segunda-feira de manhã, em vez do "crime de faca na liga" em Alguidares de Baixo. Ou então, que a Rita Pereira ou alguma atriz dos Morangos com Açucar apareça em festas como sendo a namorada dele. E que eu saiba, o "coração" de Felix da Costa já tem dono...

Mas passando para coisas sérias, o jornalismo dos dias de hoje é um de gabinete. E não falo só das TV's, falo das rádios e dos jornais. Quando leio meia dúzia de linhas sobre os bons resultados de Felix da Costa na GP3 ou na World Series by Renault num jornal desportivo como "A Bola", por exemplo, vejo que o mal não vêm só das televisões, mas é geral. Tirando a excepção das entrevistas e das publicações especializadas, que nos "salvam o dia", nunca vi um seguimento sério dos feitos de Felix da Costa por parte da imprensa "mainstream" portuguesa. É o jornalismo que temos, que fazem com que os entendidos ou os que querem seguir a carreira do "Formiga" por curiosidade e admiração tenham de recorrer ao Facebook ou a sitios mais "marginais", como este, para saber alguma novidade sobre ele.

E quando digo que é um "jornalismo de gabinete", o melhor exemplo disso é a ausência de coisas como uma "Grande Reportagem", onde as pessoas partem à aventura para contar histórias vindas de lugares distantes. Mas isso é outra história que merece outro post. Mas mesmo aqui pode-se encontrar algo que se pode aplicar no caso de Felix da Costa: que eu saiba, não vi qualquer enviado especial de rádio, TV ou jornal em Barcelona, para o acompanhar neste fim de semana. E Barcelona fica do outro lado... da Peninsula Ibérica.

Em suma: uma combinação de ignorância, comodismo e desinteresse resultam nisto que estão a ver. Mas não é só aqui em Portugal que tal coisa se passa. Acontece em todos os páises, em qualquer sociedade onde os "mass media", principalmente os grandes grupos económicos, pensam mais no dinheiro do que dar noticias feitas por eles mesmos porque "fazem gastar dinheiro". E depois não se admirem que, aos poucos e poucos, este jornalismo se erode porque as novas gerações vão à procura de novas fontes, aquelas que dão aquilo que procuram.

Um dia, iremos ver Felix da Costa a fazer abertura de Telejornais na TV portuguesa, isso é certo. Mas temo que isso aconteça quando não tem mais qualquer hipótese de o ignorar, como será quando chegar à Formula 1, ou algo mais. E provavelmente, depois de verem a manchete do "Correio da Manhã"...

6 comentários:

Voaridase disse...

É patética a falta de cobertura televisiva ao Félix da Costa. O ano passado até entendia, mas este ano os resultados falam por si.

Até "gostei" de ver a seleção a não fazer grande coisa, porque ao mesmo tempo o Da Costa, que até à contratação pela Red Bull sempre se viu em problemas económicos (como muitos pilotos portugueses), venceu de maneira brilhante.

É que não deixa de ser curioso termos a sorte de ter um piloto tão talentoso numa categoria em que mal se investe em Portugal...

Lim Mesquita Campos disse...

Realmente mídia é um negócio que ruma, em todo o mundo (EUA, Portugal, aqui no Brasil) à mediocrização em nome da audiência, como aparece na série "The Newsroom", do Aaron Sorkin.

Nota: Sou só eu que acho curioso como o Félix da Costa é parecido de rosto com o rei D. João VI?

Edson Framil disse...

Perfeito. Parece até que está a falar do Brasil... :)

Fernando Kesnault disse...

O mundo tá ficando muito chato, polliciado pelas elite que comanda a globalização em todos os sentidos de nossas vidas. Seja politica, economica, social...até na alimentação forçam uma politica do que eles querem para nós...e dão destaques para aqueles que eles querem que tenham publicidade e fama...vejam a ridícula f-1 que nem toques não se aceita mais e os "fãs" acham normal...todos estúpidos...

Turbo-lento disse...

Infelizmente portugal não tem cultura automovel - ainda no outro dia discutia com um leitor to Twitter sobre o fraco noticiar do salão de paris na SIC ou algumas dos pontos fracos do Volante TV. E sem cobertura digna de nome continuamos um pais que só esta feliz a ver uma vintena de caramelos excessivamente bem pagos a correrem atras de uma bola enquanto os autodromos continuam vazios...

Speeder76 disse...

Nesse aspecto, é verdade, Turbo-lento.