Este Rali da Catalunha, o último de 2012, marca também o final de uma era: a de Sebastien Loeb. Com o piloto francês a concluir aquele que vai ser a sua última temporada a tempo inteiro, as coisas poderão ter um toque nostálgico no lado do piloto francês de 38 anos. Mas não é por isso que deixa de ser profissional. Apenas vai ter maior consciência de que a sua carreira onde foi mais feliz está a chegar ao seu término.
Mas mesmo com esse sentimento de nostalgia, havia um rali para cumprir, em troços de asfalto e de terra, sendo um rali único neste campeonato. Com os concorrentes a terem de suportar uma chuva torrencial esta manhã, andaram com mais cautelas. Mas não impediram que alguns pilotos saíssem da pista, como o checo Martin Prokop, o espanhol Dani Sordo, o russo Evgueny Novikov e o australiano Chris Atkinson, entre outros.
Assim, o piloto que mais se adaptou a estas condições foi o norueguês Mads Ostberg, que abriu uma vantagem considerável nas primeiras classificativas, chegando a ter quase trinta segundos de vantagem sobre o estónio Ott Tanak, com Mikko Hirvonen e Sebastien Loeb não muito longe. O piloto francês pagou caro o facto de sair do 14º posto na ordem de saída, pois queria andar em troços mais usados. Afinal, a chuva estragou tudo e teve de usar maiores cautelas, pois os pisos ficaram escorregadios.
Na parte da tarde, Loeb encetou uma recuperação, depois de ter vencido a primeira especial da tarde, a de Terra Alta. Com isto, subiu ao segundo posto, enquanto que Jari-Matti Latvala não se fez rogado e também fez um bom tempo e passou para o terceiro posto. Quanto a Tanak, perdeu quase um minuto e caiu para o quinto lugar.
E esta foi uma altura complicada para circular: Novikov saiu de estrada, Atkinson terminou o seu rali com problemas de diferencial. Em contraste, o finlandês Jarkko Nikara, no seu mini JCW WRC, chegou a rodar no sexto lugar, mas teve problemas com um furo e caiu para o nono lugar. Quem beneficiou com tudo isto foi Sebastien Ogier, que pulou para o sexto lugar, seguido por Craig Breen, no seu Ford Fiesta S2000. No oitavo posto está Hans Weijs, que corre no Citroen DS3 normalmente usado por Nasser al Attiyah, e a fechar os pontos, está o Proton de Per-Gunnar Andersson.
O Rali da Catalunha continua amanhã.
1 comentário:
Sebastien Loeb vai deixar saudades...
abs...
Enviar um comentário