terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rookie Test: Magnussen o melhor, Felix da Costa segundo

Começou hoje em Abu Dhabi o "Rookie Test" que a Formula 1 tinha marcado para esta altura, e que serve para dar a alguns jovens pilotos uma oportunidade de demonstrar as suas capacidades ao volante de um Formula 1.

O primeiro dia de testes mostrou dois pilotos claramente na frente de todo o resto: o dinamarquês Kevin Magnussen e o português António Félix da Costa. O filho de Jan Magnussen foi o mais veloz nas duas sessões de treinos, ao volante do seu McLaren, com Félix da Costa a ficar bem perto, a 66 centésimos, ao volante do seu Red Bull. Durante a manhã, foi mais do mesmo, mas o piloto português ficou a pouco mais de cem centésimos do dinamarquês.

O dia de Felix da Costa foi basicamente este: uma parte da manhã em que teve rédea livre para rodar, para se adaptar ao monolugar, onde conseguiu o registo de 1.42,717 segundos, com pneus médios. Esse tempo teria sido um pouco mais lento do que o conseguido por Sebastian Vettel na terceira sessão de treinos livres (1.42,614). Na parte da tarde, iniciou uma fase em que passou a testar vários componentes aerodinâmicos do Red Bull RB8, mas ainda assim realizou um tempo de 1.43,3 segundos com pneus usados.

No final do primeiro dia, Felix da Costa afirmou na sua página oficial: “Foi a primeira vez que guiei o Red Bull RB8 num teste oficial, com pneus iguais aos que se usam na Formula 1, num circuito a sério e… Wow! No início talvez estivesse um pouco ansioso, mas em última analise, os pedais e o volante estão no sítio do costume. Há muito para aprender, principalmente com todos os botões no volante, mas depois de uma ou duas sessões já me senti confortável com tudo isso. Acho que tivemos um bom dia”.

No lado da McLaren, Magnussen rodou por 80 voltas - 40 por cada sessão - antes de entregar o carro a Gary Paffett, que fez mais voltas, mas nao conseguiu grandes tempos de registo. Ficou com o terceiro melhor tempo na sessão da tarde, à frente do Sauber de Robin Frijns e do Lotus de Nicolas Prost. O brasileiro Luiz Razia, no Toro Rosso, e o holandês Gierdo Van der Garde, no seu Caterham, marcaram tempos.

A sessão de estes continua amanhã.

Sem comentários: