Sempre considerei a discussão sobre o melhor piloto de sempre algo semelhante ao "sexo dos anjos", ou seja, não existe "o" melhor piloto - apesar dos defensores do seus piloto favorito - mas nunca vi tamanha discussão sobre que é o pior piloto do mundo. Ou grupos de fãs fanáticos a defenderem, com unhas de dentes, as façanhas desse "pior piloto do mundo".
Os critérios são sabidos: "chicanes móveis", pagaram para correr num carro que definitivamente estava no último lugar da grelha, talento pouco ou nenhum e a sua saga na Formula 1 está povilhada de historietas que os fãs não mais se esqueceram. E num caso extremo, a FIA tirou a licença por ser... demasiado lento. E claro, um perigo para a concorrência.
Esta semana, a Autosport britânica anunciou quem foi o grande vencedor do "pior piloto do mundo". A votação tinha sido dividida em duas partes: a seleção do público e a dos jornalistas. E de uma forma não muito surpreendente, nos dois lados acabaram por ser escolhidos... um italiano e um japonês. No lado dos profissionais de comunicação, foi Giovanni Lavaggi o escolhido. Mas no coração do público, o prémio foi para... Taki Inoue, o mais recente fenómeno do Twitter e das redes sociais, o favorito dos corações dos "petrolheads" mais empedernidos.
Inoue - que incentivou o pessoal para votar nele nessa eleição - reagiu da seguinte forma no Twitter: “Agora sou oficialmente o pior piloto da Formula 1 dos últimos 20 anos. Lewis Hamilton desfrutando seu próprio jatinho. Eu suando para encontrar o voo mais barato na Easyjet. Estamos ao vivo em Mónaco. Ó querido, não acredito que ele tenha experimentado beber um sumo de laranja num copo de plástico e um croissant frio na vida”. Já agora, diga-se que Inoue vive atualmente no Mónaco.
E, sejamos honestos, ele merece. Não tanto porque foi uma chicane móvel - houve outras belas chicanes móveis que mereciam melhor esse prémio, como Jean-Denis Deletraz ou Giovanni Lavaggi - mas por causa dos episódios onde esteve envolvido ao longo de uma temporada, a de 1995, ao serviço de uma Arrows que andava desesperada por dinheiro para terminar a época. Nesse ano, caso se recordam, eles tiveram três pilotos: Inoue e os italiano Gianni Morbidelli e Max Papis.
E os episódios do Mónaco - onde o seu carro foi atropelado pelo... safety car, guiado pela lenda do rali francês Jean Ragnotti - e da Hungria, onde foi... atropelado por uma ambulância, certamente foram momentos que colocaram Inoue na memória de toda a gente, como vítima.
Assim sendo, brindemos a Inoue, que adoramos que ele seja o pior piloto no mundo, porque ele não se importa.
Assim sendo, brindemos a Inoue, que adoramos que ele seja o pior piloto no mundo, porque ele não se importa.
1 comentário:
Pode ter certeza que fora da F I conheço alguns bem piores!rsrsr
Um dia talvez conte!
Enviar um comentário