domingo, 8 de junho de 2014

WRC 2014 - Rali da Sardenha (Final)

E como seria de esperar, Sebastien Ogier conseguiu levar a melhor no Rali da Sardenha. Foi a sua vigésima vitória na sua carreira e era inevitável, depois de ontem o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala ter tido problemas com um toque e subsequente furo.

O dia de hoje foi praticamente de "gestão", com o piloto francês mais preocupado em levar o seu carro até à meta e gerir a vantagem que tinha para o segundo classificado. No final, ainda teve tempo para conseguir mais um ponto, ao ser o terceiro na Powerstage, atrás de Anders Mikkelsen e de Jari-Matti Latvala. "Tenho que confessar que tive mesmo de atacar depois depois de 'abrir' a estrada no primeiro dia. O Jari-Matti também está muito forte neste momento e não há tempo para relaxar", comentou o piloto francês após a Powerstage.

Mads Ostberg consegue aqui o segundo posto e o seu terceiro pódio desta temporada, mas alcançando também o seu melhor resultado até aqui. Conseguiu chegar ao fim sem cometer grandes erros, já que não teve andamento para acompanhar os Citroen. Depois de Latvala ter assegurado o lugar mais baixo do pódio, veio a seguir o terceiro Volkswagen de Anders Mikkelsen, melhorando as suas performances, mas a continuar a cometer erros.

Elfyn Evans foi o quinto, conseguindo "salvar a honra" em termos da Ford, depois do descalabro de Mikko Hirvonen. Martin Prokop foi o sexto e o melhor dos privados, na frente de Henning Solberg e de Robert Kubica, que voltou à estrada após a roda arrancada e conseguiu pontuar. Lorenzo Bertelli foi o melhor nos WRC2, e conseguiu também o nono lugar da geral, conseguindo dois pontos, na frente de Khalid Al-Qassimi.

Quanto a Bernardo Sousa, terminou o rali no pódio, mas a organização decidiu penalizá-lo em cinco minutos devido a - alegadamente - ter usado mais pneus do que o exigido, fazendo assim cair do terceiro lugar na categoria para o quinto posto. Contudo, essa decisão já seguiu para apelo.

O Mundial de Ralis prossegue no final do mês, em terras polacas.

Sem comentários: