quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Noticias: FIA processa Philippe Streiff pelas criticas ao relatório sobre Bianchi

Que muitos acharam que o relatório sobre Jules Bianchi por parte da FIA não foi mais do que um mero branqueamento dos eventos que aconteceram em Suzuka, não estou surpreso, mas não pensava que a FIA pudesse reagir às criticas vindas do ex-piloto Philippe Streiff, que afirmou tais coisas de forma mais violenta. Streiff, que andou ao longo do último ano a comentar na imprensa francesa, primeiro, sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, e depois sobre Jules Bianchi, acabou hoje por ser processado pela FIA, que se achou difamada com as suas recentes declarações.

As coisas aconteceram há umas semanas, quando Streiff criticou fortemente o relatório a uma rádio francesa: "Vergonha de Jean Todt, que solicitou e organizou no último encontro do Conselho Mundial de FIA em Doha, no Catar, o relatório sobre o acidente de Jules Bianchi. Foi um documento preparado por um grupo de dez amigos, incluindo o Professor Gérard Saillant, para limpar os erros da FIA".

A FIA reagiu, com Jean Todt e Gerard Saillant a afirmarem-se "indignados" com o teor das declarações do ex-piloto da Ligier, Tyrrell e AGS, cuja carreira terminou abruptamente no inicio de 1989 com um acidente que o deixou paralisado do pescoço para baixo.

"Estas palavras foram repercutidas por alguns meios de comunicação, e a FIA, Jean Todt e Gérard Saillant desejam falar de maneira mais formal que estas declarações injuriosas e difamatórias feitas por Philippe Streiff são completamente desprovidas de qualquer fundamento, revelando o desejo apenas de prejudicar", começou por anunciar o comunicado oficial. 

"Tendo em vista a gravidade desta interferência intencional com relação à reputação de todos, eles acionaram seus advogados para que seja apresentada uma queixa por difamação e injúria com relação aos comentários que precisam ser imediatamente cessados. Lamentamos muito o sofrimento que isso causa à família de Jules Bianchi, a quem reiteramos total apoio", concluiu. 

Não estou admirado, confesso. Digo isto porque há cerca de um mês, o Dr. Gary Hartstein contou no seu blog que Gerard Saillant tentou convencer o Reitor da Universidade de Liége para que o despedisse depois de ele ter comentado sobre os acidentes de Michael Schumacher e Jules Bianchi no seu blog. Mas mesmo as criticas de Hartstein nao são tão duras quanto aquilo que disse o próprio Streiff. O que nos faz pensar sobre a maneira como são feitas as coisas na FIA, ou se preferirem, se há alguma cultura democrática naquelas instâncias. O "bullying" perante os críticos parece ser algo mais eficaz...

Sem comentários: