quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

WRC 2015 - Rali de Monte Carlo (Dia 1)

Bastou apenas a primeira classificativa para mostrar que Sebastien Löeb é um extra-terrestre. Apesar de ele ter dito para que abaixassem as expectativas, pois estava fora da competição há ano e meio, bastou apenas a primeira das duas classificativas que aconteceu este noite nos alpes para mostrar que consegue ser superior à concorrência. No final do dia, o quarentão francês têm um avanço de 22,3 segundos para Ott Tanak, embora se espere que Sebastien Ogier comece a reagir, já que teve um mau começo.

Com a organização a fazer regressar o Rali de Monte Carlo a sitios mais históricos (Entreveaux, por exemplo, não se fazia desde 1983), Löeb começou o dia a "cilindrar" a concorrência, dando um avanço de 22,3 segundos sobre Ott Tanak, no seu Ford Fiesta WRC. Kris Meeke e Mads Ostberg não andavam longe, com a Volkswagen a não ser feliz. Contudo, na segunda classificativa, Löeb perdeu mais de 17 segundos para Ogier, devido à má escolha de pneus e viu a diferença reduzir-se para 12,3 segundos.

Foi bom, mas havia muita terra no asfalto, quase em todas as curvas. Escolhi bem os pneus no primeiro troço, mas não eram os melhores para o segundo. Passei dois carros mas não sei quem eram...”, disse Löeb. Na realidade, os carros eram os Ford de Bryan Bouffier (que acabou contra uma árvore) e Robert Kubica, que se atrasou com problemas elétricos e um pião.

"Estou muito feliz por chegar ao final deste troço porque estava mesmo muito difícil. Fiquei surpreso com o meu tempo no primeiro troço pois ser o primeiro na estrada é muito difícil, e eu fiz uma escolha errada de pneus para este segundo troço. Pneus com pregos eram os indicados no primeiro troço, mas não para este...” disse Ogier. Agora, Ogier está no segundo lugar, tendo conseguido passar Tanak na luta pelo segundo lugar. 

Aliás, o piloto estónio da Ford nada pode fazer para evitar a ultrapassagem dos dois carros da Volkswagen, já que Jari-Matti Latvala é o terceiro classificado, apesar de problemas... com a tampa da mala. "Não foi um bom troço, tivemos um problema com a mala que se abria e me desconcentrava”.

Outro dos que teve problemas com os pneus foi Dani Sordo, que é apenas o 12º com o seu Hyundai, ao contrário de Thierry Neuville, que safou-se entre os flocos de neve e acaba o dia no oitavo lugar, atrás do Ford de Elfyn Evans, do Citroen de Kris Meeke e do Volkswagen de Anders Mikkelsen.

A fechar o "top ten" estão dois noruegueses: o Citroen de Mads Ostberg e o Ford de Henning Solberg. O rali de Monte Carlo continua amanhã.

Sem comentários: