quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O ensaio da Mitsubishi no todo-o-terreno

Quem andou a ver neste fim de semana a Baja Portalegre 500, a mais importante prova de todo-o-terreno em Portugal e uma das mais importantes do mundo, poderá não ter reparado num Mitsubishi Outlander 4x4 PHEV que andou por ali e terminou num modesto 22º lugar, apesar de ter sido guiado pelo veterano japonês Hiroshi Matsuoka, duplo vencedor do Dakar. Mas se reparassem atentamente às suas siglas, notaria que estava lidar com um elétrico híbrido. Com um motor de dois litros a gasolina, mas com um dois motores híbridos plug-in, elétricos, que tinham como função dar tração às quatro rodas.

"O Outlander PHEV é fácil de controlar, mas na lama foi bem mais complicado. O motor esteve bem e o binário é constante" começou por afirmar Hiroshi Masuoka. E até andou bem, entre os dez primeiros, até que um fusivel de 12 volts ter fundido, que os fez atrasar muito. "Num carro que é uma 'nave espacial' de tecnologia, foi um simples fusível de 12 volts que cedeu. Fomos buscar outro ao Outlander de produção que estava no parque de assistência e voltámos à corrida", contou um responsável da equipa à Autosport portuguesa.

Para Yasuo Tanaka, o diretor técnico da equipa e responsável pelo departamento de Investigação e Desenvolvimento de Componentes para Veículos Elétricos da marca japonesa, isto foi um passo natural no desenvolvimento deste conceito: "Este novo conceito plug-in híbrido foi um passo natural pois em 2012 fomos os primeiros a introduzir num carro de produção SUV, o sistema 4X4 Híbrido plug-in. Sendo a Mitsubishi, pensámos em competir com ele somente para provar um ponto. Para já a intenção não é ganhar, mas sim terminar e recolher informação que possamos dar feedback para o desenvolvimento da nova geração plug in híbrido. A Mitsubishi tem nos seus planos um gama completa de híbridos plug-in e o desporto automóvel vai ajudar-nos a refinar o conceito técnico das novas gerações".

Questionado se isto poderá ser o inicio do regresso da Mishubishi à competição, Tanaka não se expandiu: "É demasiado cedo para dizer que este é um novo recomeço da Mitsubishi no desporto automóvel. Estamos a começar, obviamente há muito interesse mesmo dentro da empresa, mas vamos passo a passo, é um começo. Olhamos para a competição como uma área de desenvolvimento acelerado e toda a informação será processada no Japão. O desporto automóvel é um desafio. É uma experiência fascinante e estamos a aprender. Basicamente demos um passo depois do shakedown", afirmou.

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