domingo, 22 de novembro de 2015

A imagem do dia


Há precisamente vinte anos, no País de Gales, o Mundial de Ralis tinha Ford, Subaru, Mitsubishi e Toyota; tinha pilotos como Juha Kankkunen, Carlos Sainz, Didier Auriol, Tommi Makkinen, e passava em lugares como Corsega, Monte Carlo, Portugal e Safari, entre outros. Mas não tinha tido até ali um campeão de ralis britânico.

Os ralis sempre tiveram bons pilotos das ilhas britânicas como Roger Clark, Tony Pond e Jimmy McRae. Este escocês, quatro vezes campeão nacional de Ralis, não correu muitas provas no Mundial, mas tinha dois filhos, Colin e Alistair. O mais velho tinha talento precoce, tanto que a Prodrive o contratou para andar nos seus Subaru Legacy, do qual fazia espectáculo... quando ficava na estrada. Porque tão rapidamente andava na estrada como acabava fora dela.


Colin McRae cedo conseguiu dar nas vistas, mas apenas no Rali da Nova Zelândia de 1993 é que alcançou a vitória, e com o tempo passou a ideia de que o apelido de "Colin McCrash" também poderia simbolizar velocidade e vitória. 

Em 1995, com o Mundial de Ralis mais curto de sempre - apenas nove provas! - e com uma equipa que tinha Carlos Sainz como companheiro de equipa, McRae sentiu a pressão de um pilotos mais regular e menos selvagem. Mas depois de um mau começo, o escocês foi o melhor na Nova Zelândia e conseguiu mais dois segundos lugares, na Austrália e em Espanha, antes de chegar à última prova do ano, no País de Gales.

Com esse rali a ser abalado com o escândalo dos restritores na Toyota (do qual foram expulsos do WRC e os seus pilotos desclassificados), o rali foi um duelo entre Carlos Sainz e Colin McRae. O escocês teve de abrir mão na prova anterior, na Catalunha, e estava frustrado com isso. Pretendia vingar com força, mas com cabeça para ver se alcançava aquilo que nenhum piloto britânico tinha conseguido até então. No final, foram três dias duros, mas McRae conseguiu a vitória e mesmo com Sainz em segundo, tinha a vantagem suficiente para ser coroado campeão do mundo. O primeiro escocês, o primeiro britânico. E a partir dali, mais do que a sua espectacularidade, ele conseguia também vencer e ser campeão, entrando assim na história da modalidade... e dos adeptos.

1 comentário:

Eduardo Casola Filho disse...

Adorava esse Subaru Impreza 555. Meu primeiro contato com rali foi vendo uma fita com os melhores momentos da marca em 1996, com as peripécias de Colin McRae e cia.