Lá aparecem de quando em quando matérias sobre os salários dos pilotos de Formula 1, mas o que distingue este dos outros é são os detalhes existentes nos seus contratos que vão para além do dinheiro. A duração dos seus contratos, os bónus que ganham, entre outras coisas, ajudam a entender o quanto é que vão ganhar e os incentivos para conseguir algo mais, e as diferenças em relação aos contratos anteriores.
E do que aprendemos com isto tudo é que a Ferrari continua a pagar muito bem os seus pilotos. Não admira que todos queiram correr para eles. Quem não gostaria de ganhar 50 milhões de dólares por temporada? E os que se aproximam são os que estão na Mercedes... e Fernando Alonso. Que para ganhar o que ganha, a McLaren ofereceu um contrato mais barato a Jenson Button.
Eis o que existe antes da temporada de 2016, excluindo os da Manor Racing, do qual ainda não sabemos quem eles são.
- Jenson Button ganha 11,6 milhões de dólares por ano (o mesmo valor em euros), e o seu contrato foi estendido até 2016. Antes, em 2014, ganhava cerca de 15 milhões de dólares, um decréscimo de três milhões.
- Fernando Alonso tem um salário de 40 milhões de dólares por ano, num contrato que vai até 2017.
- Sebastien Vettel ganhou 50 milhões no seu primeiro ano na Scuderia (e rendeu bem, com três vitórias...), e em 2016 terá 30 milhões de dólares como salário base, fora os bónus, num contrato que vai até 2017.
- Kimi Raikkonen teve o seu contrato estendido até 2016, tal como aconteceu a Button.
- Lewis Hamilton teve o seu contrato estendido por mais quatro temporadas, até 2020, com 31 milhões de dólares de salário base, mais bónus que poderão se estender até 10 milhões de extra.
- O contrato de Nico Rosberg na Mercedes começou em 2015 e vai até ao final da temporada de 2017, com ele a ganhar 55 milhões de dólares ao todo.
- Felipe Massa e Valtteri Bottas tiveram os seus contratos prolongados para 2016, com o brasileiro a levar para casa 4,5 milhões de euros e o finlandês a levar um acréscimo, ganhando agora três milhões de dólares.
- Romain Grosjean assinou um contrato com a Haas por uma temporada, e irá ganhar 3,2 milhões de dólares por isso. Nada se sabe sobre Esteban Gutierrez, dado que é um piloto que veio da Ferrari.
- Na Red Bull, pouca coisa se sabe sobre os contratos de Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat. O australiano poderá estar no seu último ano de contrato, e conseguiu renegociar o seu salário, ganhado 3,5 milhões de dólares em 2016, enquanto que o russo espera que assine um novo contrato que o faça ganhar mais do que os 750 mil dólares que ganha agora.
- Na Renault, nada se sabe sobre o valor ou a extensão do contrato do britânico Joylon Palmer, mas Pastor Maldonado, apesar de trazer quantidades industriais de dinheiro dos (delapidados) cofres venezuelanos, ganha um salário a rondar os 3,2 milhões de dólares por temporada, e prolongou o seu contrato para este ano. Resta saber se a Renault irá manter o seu piloto por este valor ou renegoceia com ele, para baixar ou incluir novas clausulas...
- Nico Hulkenberg ganha bem na Force India, com um contrato que quatro milhões de dólares, e que o fez ficar na equipa até 2017. Já Sérgio Perez, o valor é menor - 3,2 milhões - mas o contrato tem vários anos, sem especificar quantos.
- Max Verstappen ganha bem, para um "rookie". O contrato com a Red Bull rende-lhe 512 mil dólares este ano. Só que este contrato, com vários anos de duração, foi feito pela... Red Bull, que o emprestou à Toro Rosso. Em contraste, Carlos Sainz Jr. vai ganhar 370 mil em 2016.
- Para finalizar, Felipe Nasr e Marcus Ericsson ganham na Sauber 185 mil dólares cada um, independentemente dos patrocínios que trazem para a equipa suíça.
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