A Gazzetta dello Sport noticiou este fim de semana que o circuito de Monza poderia ser modificada em 2017 para acrescentar uma chicane na zona da Curva Grande. A ideia seria aproveitar uma antiga secção, construida em 1938 para testes de pneus, e depois fazer a chicane para ligar ao resto do circuito. A obra poderia custar quatro milhões de euros e poderá estar feita num ano.
Contudo, o jornal afirma que essas modificações estariam a ser feitas apenas para o motociclismo, e haveriam vários obstáculos a superar, duas delas um desnível de 2,5 metros, e o facto de fazer qualquer obra no perímetro de Monza ser problemático, porque aquilo se situa num parque protegido, e qualquer alteração teria de ter a aprovação das autoridades locais.
A última grande alteração no circuito, construído em 1922, foi no ano 2000, quando alteraram a primeira chicane para o seu desenho atual.
Francamente, vamos a ver se tal coisa pode acontecer, mas a ideia é para que a Superbike possa voltar ao circuito italiano, que tem uma história bem mais atribulada por lá. Foi precisamente na Curva Grande que em 1973, durante a prova de 500cc do GP das Nações que o italiano Renzo Pasolini e o finlandês Jarno Saarinen morreram, naquela que foi uma das mais mortiferas carambolas da história do motociclismo, fazendo com que eles não corressem em Monza até 1981.
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