As experimentações em relação ao sistema de segurança "Halo" continuaram esta semana em Silversrtone, na terceira ronda de testes que a FIA organizou nesta temporada. Desta vez foi a Red Bull que colocou o dispositivo no carro guiado por Pierre Gasly, mas Christian Horner, que no inicio do ano tinha experimentado o sistema "aeroscreen", manifestou-se contra este dispositivo e revelou que poderia vetar a sua implementação em 2017. E este fim de semana, outra voz na Formula 1, o diretor técnico da Haas, Gunther Steiner - ele mesmo um ex-Red Bull e Toro Rosso - defendeu que a FIA deveria pensar em adiar a implementação desse novo sistema de segurança, pelo menos em 2017.
"Eu não estou no Grupo de Estratégia, então eu não tenho direito de voto, mas eu ainda tenho uma opinião [sobre ela]", começou por dizer Steiner ao site F1i.com.
"Eu não estou no Grupo de Estratégia, então eu não tenho direito de voto, mas eu ainda tenho uma opinião [sobre ela]", começou por dizer Steiner ao site F1i.com.
"Minha opinião é 'isto está pronto ou não'? Acho que todos nós queremos segurança neste desporto, mas os pilotos optam por fazer este desporto. Tem consciência dos perigos disto tudo. [Os acidentes] podem acontecer", continuou.
"Eu acho que os carros são bastante seguros neste momento - mas eles nunca estarão seguros o suficiente, e eu sou o primeiro a admitir isso - mas com a "halo"... eu tomo o exemplo de Q1 na Áustria. Com a bandeira amarela, quantos foram penalizados por causa eles não levantaram [o pé no acelerador]? Três. Três deles foram penalizados, porque eles, obviamente, admitiram que não levantaram o pé. Então, quando colocamos o halo em campo, ficamos seguros, mas deixamos isso de lado quando temos o próprio piloto a admitr quando tomam a decisão que ele quer ir mais rápido, deixam de ser seguros".
"Se você colocar o halo nos carros, à partida ele dirá: 'Eu estou seguro agora, eu posso fazer o que quiser'. Porque as bandeiras amarelas até poderiam ser alguém no meio da estrada. Você quer ser seguro, mas isto nunca vai ser 100 por cento seguro. Ninguém realmente gosta disto, mas eu acho que o risco faz parte do desporto. Não deve ser [um grande] risco, mas é apenas uma decisão difícil".
"Um monte de pessoas estão a dizer que isto não está pronto, o que é um bom ponto também. Isso está pronto? Vettel disse que não gosta da sua estética, eu não sei o que a Red Bull pensa. Talvez [Pierre] Gasly não está pronto para decidir se aceita ou não, porque você precisa de um [Daniel] Ricciardo ou alguém com experiência de Fórmula 1, mas de certeza que ele terá uma opinião sobre ela. Portanto, eu acho que sou a favor do seu adiamento", concluiu.
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