A 18 de julho de 1976, eu tinha seis dias de vida. E nesse domingo, dali a algumas horas, em terras canadianas, a ginasta romena Nadia Comaneci, então com 15 anos, irá tirar o primeiro "10" da história da ginastica nos Jogos Olimpicos, fazendo história. Mas em Brands Hatch, palco do GP da Grã-Bretanha desse ano, outra história estava a ser marcada, entre a fama e a polémica.
Os britânicos tinham ido aos magotes, naquele dia de calor - a Europa vivia um dos verões mais quentes até então - para apoiar James Hunt, que consideravam como o unico rival de Niki Lauda naquela temporada, e que parecia ir imparável a caminho do bicampeonato. Hunt tinha ganho a corrida anterior, em França, e a McLaren tinha ganho o apelo da desclassificação do GP de Espanha, dois meses antes. Em duas semanas, tinham conseguido dezoito pontos e consolidar a segunda posição no campeonato.
A partida foi atribulada, com uma carambola em Paddock Hill Bend, com os Ferrari e Hunt a se envolverem no acidente, bem como o Ligier de Jacques Laffite. Os carros foram recolhidos e os mecânicos tentaram reparar a tempo, pois os comissários decidiram que eles não poderiam recorrer aos carros de reserva, sob pena de desclassificação. E para chegarem ali, teriam de dar uma volta inteira ao circuito, correndo o risco de danidicarem ainda mais o carro.
Hunt não o fez, levando o carro para as traseiras, entrando diretamente nas boxes, e os comissários viram isto, decidindo exclui-lo da corrida. E quando o público soube da noticia, ficaram zangados de tal forma que atiraram as garrafas de vidro para a pista, arriscando a furos a alta velocidade. Com esse perigo em mente, a organização cedeu e reinstaurou Hunt, que viu os seus mecânicos a conseguirem reparar o carro a tempo.
Ainda considero hoje em dia como a grande cena que não entrou no "Rush". É verdade que por essa altura, a BBC fazia um boicote à competição porque uma das equipas tinha um patrocinio... inconveniente (a Surtees era patrocinada pela marca de preservativos Durex), mas quando conhecemos as circunstâncias dessa corrida, os "pormenores saborosos", mais não conseguimos acreditar porque é que não entrou no filme...
No final, a corrida aconteceu e Hunt consegui passar Lauda, vencendo a prova. Depois da bandeira de xadrez, estava feliz. Entre um cigarro e um gole de cerveja, ele disse que tudo aquilo se tinha resumido a "nove pontos, vinte mil libras e muita felicidade". Mas a Ferrari não ficou calada e recorreu à decisão da corrida, que demorou dois meses a ser tomada a favor da Scuderia de Maranello. Mas durante esse tempo, a Formula 1 viu imensa coisa...
Sem comentários:
Enviar um comentário