O camião da Ferrari, na pista de Spa-Francochamps, a levar provavelmente os monolugares de Michele Alboreto e Stefan Johansson durante o GP da Bélgica de 1985, no dia 1 de junho desse ano.
"Mas espera, Speeder, o GP da Bélgica não foi em setembro desse ano?" - perguntam alguns de vocês. Bom, direi que esta corrida durou... três meses. A história toda podem ler hoje no meu mais recente post "O Grande Circo", no blog Carros, onde explico o que aconteceu para que durasse tanto tempo assim. E lá podem ver como é que uma coisa mal planeada, feita em cima da hora, fez com que transformasse aquilo que deveria ter sido um fim de semana normal para máquinas e pilotos numa confusão total.
De como as coisas se tornaram tão perigosas, ao ponto de um dos pilotos, Nigel Mansell, levar os jornalistas a determinado local e arrancar pedaços do asfalto com as suas próprias mãos, para demonstrar que eles não tinham condições de correr por ali. No final, apesar de exemplos anteriores que tinham ocorrido não há muito tempo, como em Dallas, onde o asfalto local derreteu sob o sol arrasador de junho, a então FISA decidiu por bem adiar a corrida para 15 de setembro, onde antes estava marcada uma prova citadina... nas ruas de Roma. A organização foi multada em dez mil dólares por não os terem avisado do que tinham feito.
Depois disso, não mais houve problemas com asfaltos a derreterem-se ou a desfazerem por estar muito "crus". Agora, qualquer coisas desse tipo tem de passar pela aprovação da FIA.
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