segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A(s) image(ns) do dia



Emerson Fittipaldi faz hoje 70 anos de idade. O piloto brasileiro, um dos melhores da sua geração, e a pessoa que mostrou a Formula 1 e o automobilismo ao Brasil, teve uma carreira longa e variada, nos dois lados do Atlântico.

As imagens que trago hoje não são raras, mas não são vistas frequentemente. Falo das imagens da apresentação do carro em 1980, numa altura em que tinham comprado a equipa Wolf e tinham virado uma equipa com dois carros, a bordo do F7, que não era mais do que o Wolf WR7 de cor amarela...

A apresentação, feita no circuito de Paul Ricard, mostra os engenheiros e mecânicos, Wilsinho Fittipaldi e sentado ao seu lado, o finlandês Keke Rosberg, que era o piloto da Wolf na segunda metade de 1979, depois da saída de James Hunt. Havia renovadas esperanças nesse anos de 1980, depois da péssima temporada anterior. O F6 foi um desastre e a Copersucar, a patrocinadora inicial, tinha ido embora.

Assim, a cervejeira Skol foi a grande substituta, e os irmãos Fittipaldi pagaram 750 mil dólares para adquirir a Wolf, que Walter Wolf queria vender, depois de três temporadas na Formula 1. E valeu a pena, pois tinham excelentes ativos como o projetista Harvey Postlethwaithe e o diretor de corrida Peter Warr. Pouco tempo depois, o F7 deu-lhes dois terceiros lugares, uma na Argentina para Keke Rosberg, e outra em Long Beach para Emerson Fittipaldi. O primeiro pódio desde o GP do Brasil de 1978, e o segundo que tinha conseguido na sua equipa. Emerson conseguiria ainda um sexto lugar no Mónaco.

A meio do ano, o F8 apareceu e conseguiram mais dois pontos no GP de Itália, através de Rosberg, mas por essa altura, no Brasil, a Skol tinha sido adquirida pela Antártica e decidiram retirar o patrocínio à equipa. Isso indicava que tinham de andar de novo à procura de novos patrocinadores a partir de 1981. No final do ano, Emerson também ia embora da Formula 1, depois de dez temporadas de bons serviços.

A Emerson, comemoremos mais esta volta pela Terra, e aos que trabalharam nesta aventura, tiremos o chapéu por tudo o que fizeram nesta aventura.

Sem comentários: