quarta-feira, 31 de maio de 2017

As imagens do dia


No mesmo dia, mas separados por cinco anos, Ayrton Senna conseguiu duas vitóirias importantes no Mónaco. Em 1987, o (então) piloto da Lotus arrancou ali a sua primeira vitória, não só naquelas bandas, como também conseguiu a primeira vitória com o conjunto Lotus-Honda. Foi uma vitória sem grande história, apenas mostrando que o seu carro, o 99T, conseguia ser bem mais eficaz em circuitos urbanos - iria depois vencer em Detroit, a prova a seguir - como também soube ser mais veloz do que os carros da Williams. Nigel Mansell teve problemas com o seu turbo que o forçaram a desistir, e o seu companheiro de equipa, Nelson Piquet, foi apenas segundo classificado.

Em 1992, era tudo diferente. Mansell tinha tudo para ganhar, e parecia que a sequência de vitórias que Senna tinha desde 1989 iria ser interrompida, dado o domínio de Mansell naquele ano, e naquele campeonato. Houve uma certa altura em que a diferença se situava em mais de 40 segundos. Só que uma porca numa das suas rodas decidiu avariar a poucas voltas do fim e o piloto britânico demorou o suficiente para que Senna o passasse e ficasse na sua frente. 

E foi a partir dali que a inteligência do brasileiro levou a melhor do que a impaciência do "brutânico". Aguentou as pressões vindas de trás, e levou o carro até à meta no primeiro lugar, num duelo final que prendeu os espectadores aos seus sofá, tirando-os da modorra que aquela corrida tinha ficado - tal como aquela temporada, diga-se. Mas ali, Senna mostrou que era esperto, a aproveitou a estreiteza daquele circuito a seu favor. E Mansell, que tinha ganho as cinco primeiras corridas daquela temporada - e iria a caminho de um título mundial inédito - acabou por terminar a sua carreira nunca tendo ganho por ali. Apenas com dois segundos lugares em 1991 e 92 como os seus melhores resultados. E pensando bem, a mesma coisa aconteceu com Piquet, ao longo da sua carreira...

Hoje, o calendário celebra Ayrton Senna e o circuito do Mónaco, duas coisas dos quais ambos ficaram associados. Hoje, passam exatamente 30 anos da sua primeira vitória, mas também os 25 da sua mais inesperada e mais impressionante vitória naquelas ruas do Principado. E isso é preciso ser lembrado, pois fazem parte da lenda.