segunda-feira, 29 de maio de 2017

A harmonização dos calendários entre membros da FIA

O fim de semana do GP do Mónaco viu algo interessante: os chefes da FIA, Formula 1, TCR International Series, Formula E e o ACO, que organiza em conjunto o Mundial de Endurance, estiveram reunidos no Principado. O objetivo? Harmonizar o calendário entre as competições, para evitar ao máximo colisões entre eles, que até agora tem sido prejudicial às competições.

Assim sendo, Jean Todt, Ross Brawn, Marcello Lotti, Alejandro Agag e Gerard Neveu reuniram-se entre si com esse objetivo e decidiram que iriam colaborar entre eles para evitar algumas das colisões que existia entre grandes provas, como é por exemplo as 24 Horas de Le Mans com um Grande Prémio de Formula 1, ou agora, entre o GP do Mónaco e as 500 Milhas de Indianápolis, que evitou que, por exemplo, Fernando Alonso pudesse estar presente em ambas as provas, ou que Sebastien Buemi não tenha grandes chances de alcançar o título da Formula E, porque a jornada dupla de Nova Iorque vai coincidir com as Seis Horas de Nurburgring.

No final, a FIA emitiu um comunicado onde afirma que pretende um melhor alinhamento entre eles para evitar choques que façam escolhas entre os pilotos, prejudicando certos campeonatos em detrimento de outros.

"Após as discussões [entre eles] acerca dos calendários atuais, o grupo concordou em trabalhar para um melhor alinhamento de todos os calendários de campeonatos de automobilismo nas próximas temporadas", começa por dizer o comunicado oficial da FIA.

Discutindo a reunião, Todt acrescentou: "Em estreita colaboração com seus promotores, a FIA tem nos últimos anos trabalhado para construir e consolidar uma grande variedade de campeonatos que proporcionam grande entretenimento para os fãs do automobilismo.

"Como tal, é importante que todos os envolvidos nos nossos campeonatos trabalhem para garantir que os fãs tenham todas as oportunidades para desfrutar ao máximo de todos os nossos campeonatos. Em colaboração com os nossos parceiros, iniciámos o processo de harmonização dos nossos calendários desportivos e aguardo com expectativa a continuação deste esforço à medida que definimos os nossos calendários para a próxima temporada e nas seguintes", concluiu.

Bom saber que há uma ideia de harmonização entre eles. Não será fácil, apesar de haver calendários irem um pouco ao contrário como é o da Formula E. Mas saber que existe essa intenção é nobre, e mostra que há uma espécie de deslocamento dos métodos e das atitudes existentes no tempo de Bernie Ecclestone. Saúda-se essa intenção, e quem sabe, não existirá coisas bem diferentes aos que existia no passado.

Sem comentários: