quarta-feira, 22 de novembro de 2017

As aspirações de Francisco Mora

Com apenas 21 anos, Francisco Mora já tem três títulos nacionais do TCR, bem como participações no TCR Ibérico e no TCR International, sempre a bordo de um seat Leon TCR. Este ano, o piloto participou em ambos os campeonatos, ao volante do carro da Veloso Motorsport, onde venceu sete provas e mais três pódios, vencendo o TCR Portugal, mas não alcançlou o título no TCR Ibérico, depois de um acidente na última corrida, no Algarve, o ter impedido de alcançar esse título.

Em jeito de balanço, Mora disse que foi muito bom, tendo em conta a concorrência, que afirmou ser muito forte. 

Foi um ano excelente que começou muito bem e terminou com a conquista antecipada do título na penúltima jornada disputada em Braga. Dificilmente podia aspirar a uma melhor prestação, foi fantástico e deu-me muito gozo. Foi também um grande trabalho de equipa ao longo do ano, que começou logo pela eficaz preparação das provas, passando depois pelas melhores tácticas de corrida, finalizando com a grande fiabilidade demonstrada pelo meu carro. Consegui melhorar muito os meus arranques em relação ao ano passado e isso foi também vital para os bons resultados conseguidos", começou por afirmar. 

Tive pena de não conseguir vencer o TCR Ibérico, competição que liderava na chegada à última prova e que queria também vencer. Foi de facto uma conjunção de azares que me retiraram as hipóteses de vencer, começando pelo cancelamento da prova do Ibérico no Circuito da Catalunha e a sua substituição por uma jornada no Algarve, pontuando as quatro corridas em vez das duas previstas para Barcelona. Com o acidente logo na primeira corrida em Portimão, fiquei sem hipóteses de lutar por mais este objectivo e por isso saí triste da última prova do ano. Sem desvalorizar o Troféu Ibérico, competição que acabou por defraudar as expectativas de quem nela apostou, em parte devido ao desinteresse dos pilotos espanhóis por esta competição, o meu principal objectivo era o campeonato nacional e esse conseguimos atingir com distinção, atingindo o terceiro título em outros tantos anos.

Quanto ao futuro próximo, o piloto pretende competir fora de portas, num campeonato europeu, à semelhança que fez José Rodrigues este ano, quando foi para a TCR alemã a bordo do Honda Civic da Target Competition, onde fez alguns resultados de relvo. Nesse campo, Mora tem as suas ambições.

Vamos tentar montar um projecto para competir num dos campeonatos europeus de TCR, de forma a que eu possa evoluir ainda mais, algo que este ano não senti que tenha conseguido em Portugal. É claro que aprendi coisas novas, ganhei experiência, mas não senti aquele desafio que senti por exemplo no ano passado. Quero por isso tentar novos desafios, mas não sabemos ainda qual a opção a tomar, já que está dependente de vários factores, entre os quais se coloca obviamente a chegada de patrocínios. Estamos a analisar todas as hipóteses e depois tomaremos uma decisão”, concluiu. 

Sem comentários: