segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A(s) image(ns) do dia

As fotos da despedida da Porsche, no fim de semana das Seis Horas do Bahrein. Depois de quatro temporadas de bons serviços, com três vitórias no Mundial de Endurance e outras tantas nas 24 Horas de Le Mans, a marca de Estugarda decidiu abandonar a competição para se concentrar na Formula E, onde pretendem entrar na temporada 2018-19.

Foi um período muito bom para a marca alemã, que veio escrever mais páginas de ouro numa modalidade que considera como "sua", apesar da sua entrada tardia, nos anos 60. Contudo, chegou a tempo de nos dar máquinas como o 917, o 935, o 956 e o 962, e esses carros fizeram com que a marca alemã passasse a ser a mais vencedora em La Sarthe, com 19 triunfos.

O 919 Hybrid foi uma máquina marcante. Chegou numa altura em que tínhamos a Audi e a Toyota a andar na classe LMP1, e tinha coincidido com a chegada do Mundial de Endurance, uma combinação entre a FIA e a ACO, pela primeira vez desde 1992. Os fãs esperavam ver regressar os tempos da década de 80, os Sport-Protótipos do Grupo C, e de uma certa maneira, foi assim, mesmo com a passagem da Nissan, com o seu fracassado modelo de motor à frente.

Contudo, como em tudo, as marcas chegam ali com um objetivo: vencer ao domingo para vender na segunda-feira. E alcançados os objetivos, a consequência é sair enquanto está a ganhar, para novos desafios. Claro, os fãs não entendem isso, e agora, o grande desafio chama-se electricidade. Os carros elétricos vieram para ficar, os governos pressionam as industrias para irem "verde" e a cada dia que passa, os telhados tem cada vez mais painéis solares e a nossa paisagem tem cada vez mais turbinas eólicas, mesmo no mar. E pasra além disso, coisas como o Dieselgate, onde se descobriu que as construtoras automóveis andavam a aldrabar os governos com as emissões poluentes dos seus carros a Diesel, fizeram acelerar as coisas para aquela direção.

Assim sendo, em 2018, irão para a Formula E, acompanhando a Mercedes, Nissan e muitas outras marcas que estão a fazer propulsores para esta competição. Mas também tem olhos para a Formula 1. Com os novos regulamentos para 2021 a serem discutidos neste momento, a marca já disse que poderia estar interessada em fornecer motores, mas já quem ache (e deseje) que deveriam estar na categoria máxima do automobilismo como equipa.

Mas por agora, a marca agradece a colaboração de todos em mais um projeto vitorioso, e os carros farão parte do museu da marca, em Estugarda. Novos capítulos se seguirão. 

Sem comentários: