segunda-feira, 15 de abril de 2019

IndyCar Series: Zak Brown garante entrada da McLaren

Toda a gente já sabe que a McLaren irá estar na IndyCar este ano, como participante nas 500 Milhas de Indianápolis, a sua primeira participação desde 1978. Está a preparar-se a fundo para a presença de Fernando Alonso na corrida, de onde se espera que faça um brilharete - muitos querem até que vença, até para esfregar na cara de que qualquer bom piloto de Formula 1 coma de cebolada o pelotão da IndyCar - mas Zak Brown, que esteve este fim de semana em Long Beach, disse que a ideia que todos já sabem desde há algum tempo: a equipa vai para a IndyCar a tempo inteiro num futuro próximo... que pode não ser em 2020, como tinha sido anunciado anteriormente.

Numa entrevista ao motorsport.com, Brown disse que a presença na IndyCar será mais um "quando" do que um "se". Elogiou o trabalho que Mark Miles está a fazer na categoria.

"Somos grandes fãs desta categoria. Acho que o Mark Miles e a sua equipa fizeram um grande trabalho. As corridas são sensacionais, as equipas são ótimas, pilotos são ótimos, circuitos ótimos. É um lugar onde a McLaren gostaria de correr", começou por comentar.

Apesar da vontade dele e dos acionistas de competirem por ali, Brown disse que a prioridade continua a ser a Formula 1. 

"Estamos muitos focados na Fórmula 1 e continuaremos focados, mas agora fizemos as contratações para balancear a liderança, como o James Key, para diretor-técnico, e o Andreas Seidl como diretor-geral. Depois, avançando e conseguindo o equipamento, o investimento em Indianápolis neste ano é mais um passo nessa direção", começou por dizer. "Não, eu acho que quando estivermos prontos, nós vamos correr. Os carros da Indy não são tão caros, então, quando as mudanças forem introduzidas, não terá um impacto na nossa entrada", continuou.

"Não existem dúvidas de que os acionistas da McLaren gostariam de estar na Indy. Acho que é mais uma questão de 'quando' do que de 'se', e se vamos fazer em 2020. Acho que precisamos nos preparar para esta decisão no verão. Não está descartado para 2020, a decisão virá no verão, e se não vier, veremos de novo em 2021", concluiu.

Como é sabido, a McLaren está na categoria com a ajuda técnica da britânica Carlin, que também está há relativamente pouco tempo na IndyCar, com o americano Charlie Kimball, o mexicano Patricio O'Ward e o britânico Max Chilton. Terá motores Chevrolet e espera mantê-los quando entrar a tempo inteiro na competição, num futuro próximo.

Sem comentários: