Correm rumores esta tarde que o GP da Holanda poderia voltar à Formula 1 em 2020, 35 anos depois da última vez. E poderá regressar às custas de Barcelona, palco do GP de Espanha. Segundo conta hoje o site motorsport.com, no fim de semana passado, em Baku, chegou-se a um acordo verbal entre os promotores da Formula 1 e os proprietários do circuito holandês para acolher a competição. Só falta a assinatura e o anuncio oficial.
A ideia é de meter a prova em maio, no lugar do GP de Espanha, em Barcelona, pois é uma das cinco provas cujos contratos chegam ao fim este ano. E se provas como Silverstone e Monza já assinaram os seus prolongamentos - o primeiro até 2022, o segundo até 2023 - o circuito espanhol ainda não tem nada definido. E as razões são várias, uma delas é o financiamento público. A autarca local, Ada Colau, já disse há algum tempo que não iria haver mais financiamento público ao Grande Prémio, e para piorar as coisas, a saída de cena de Fernando Alonso também contribui para a diminuição do interesse da Formula 1 naquelas bandas.
Em contraste, a chegada da Holanda ao campeonato serviria para acolher os milhares de fãs de Max Verstappen que têm vindo a colorir os circuitos um pouco por toda a Europa por causa da sua cor laranja, o simbolo holandês.
Poucos meses antes de morrer, em outubro do ano passado, Charlie Whitting visitou a pista, afirmando que poderá ser viável, desde que se façam as devidas obras de modernização.
"Acho que há um grande potencial em Zandvoort", explicou na altura. “Algumas coisas precisam ser mudadas lá, e há uma grande disposição para mudar. Mas acho que é cedo demais para falar sobre isso. Eles estão voltando com algumas propostas, e veremos puramente do ponto de vista do circuito - nada a ver com os elementos comerciais dela - mas, do ponto de vista da segurança do circuito, acho que isso poderia ser feito."
“Haveria uma boa reta longa o suficiente para usar o DRS bem, e você também manteria os elementos históricos do circuito. Eu acho que seria um circuito muito bom."
“Fui ver isso do ponto de vista da segurança. A pista poderia ser modificada para lidar com os modernos carros de Formula 1? Isso é tudo. Agora, quão grandes são os piquetes, o acesso, onde você vai colocar os espectadores, não é algo em que eu me envolveria normalmente”, concluiu.
O GP da Holanda sempre se correu em Zandvoort, nos arredores de Amesterdão, entre 1952 e 1985, com interrupções em 1954, 1956 e 57, e por fim em 1972, neste último caso para profundas obras de modernização. Atualmente, depois de novas obras de modernização, tem agora 4252 metros.
2 comentários:
Eu curto a pista no Assetto Corsa. Mas acho que a Fórmula 1 ia mudar um pouco ela, principalmente asfaltar em volta da pista.
O que você acha?
Por outro lado, eu acho ruim não ter um GP na Espanha, do mesmo modo que deveria ter aí em Portugal. Mesmo que seja em outra pista.
Olha... se é para ter a mesma largura como a da Hungria, para ter provas aborrecidas, então é um desperdício de dinheiro. Se der para alargar, tudo bem.
Quanto a possibilidade de não haver corridas em Espanha... é mau, mas são ciclos. As corridas em Valencia, por exemplo, viu-se quem quem a sustentava era um governo que se viu depois estar envolviudo em escândalos de corrupção e mau uso de fundos. Alguns dos seus dirigentes estão na prisão. E eles vieram, da pior maneira, aquilo que muitos vêm hoje em relação a receber a Formula 1: um desastre.
Quanto a Portugal, temos Portimão. Só não é desenhado pelo Tilke. E iria custar muito tinheiro. A cidade onde está o circuito, per capita, é a mais endividada do meu país.
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