quarta-feira, 29 de maio de 2019

A(s) image(ns) do dia










Nove dias depois da sua morte, Viena engalanou-se para se despedir de Niki Lauda. O funeral foi muito concorrido, com a presença de milhares de pessoas, que foram à Catedral de Viena para presta a última homenagem ao tricampeão do mundo, morto aos 70 anos de idade.

E os convidados VIP foram muitos, desde antigos campeões como Alain Prost, Nigel Mansell, Jacques Laffite, David Coulthard, Jackie Stewart, Damon Hill, aos pilotos da atualidade como Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, passando pelo presidente da FIA, Jean Todt, por Toto Wolff, diretor desportivo da Mercedes, Chase Carey, o diretor da Liberty Media, Ross Brawn, diretor técnico da Formula 1 e antigo diretor técnico na Ferrari e Mercedes, e mesmo personagens como Arnold Schwartznegger e Daniel Bruhl, o ator que fez de Lauda em "Rush", em 2013. Arturo Merzário, um dos pilotos que o salvou em 1976, no circuito de Nurburgring, também esteve presente.

E a familia esteve em peso: desde a primeira mulher, Marlene, a todos os seus filhos e a sua viúva.

À saída da catedral, foram Lewis Hamilton e Valtteri Bottas a fazerem guarda de honra ao caixão, acompanhados por Nico Rosberg, Helmut Marko, Toto Wolff, Alain Prost, Gerhard Berger, Nelson Piquet e Jean Alesi. Ausência no funeral foi de Bernie Ecclestone, que nunca gostou de funerais.

No final, mais de trezentos convidados estiveram presentes na despedida a um campeão, que foi a enterrar no jazigo de familia, em Viena, ao lado da sua mãe e com um fato de competição da Ferrari, no ano dos seus dois primeiros títulos mundiais. A despedida de um herói de toda uma geração.

Sem comentários: