terça-feira, 18 de junho de 2019

As colisões entre a Formula E e a Endurance

A revelação do calendário de 2019-20 da Formula E mostra que existem pelo menos três colisões de datas entre o mundial de carros elétricos e o de Endurance, o que poderá prejudicar os programas de alguns dos pilotos que participam nas duas categorias, como Sam Bird e António Félix da Costa, entre outros

Segundo consta, a segunda corrida do calendário, que em principio será em Marrakesh, colidirá com as Seis Horas do Bahrein, a 14 de Dezembro, enquanto a proa na China, a 21 de março, acontecerá um dia depois das Mil Milhas de Sebring. Quanto às Seis Horas de Spa-Francochamps, esta acontecerá ao mesmo tempo que a ronda da Formula E em Seoul, na Coreia do Sul.

Estas colisões de calendário, não sendo todas coincidentes, colocam contudo um grande desafio logístico, dado que os pilotos não andarão em corridas um a seguir ao outro.

Jean Todt, o presidente da FIA, justificou estas coincidências como sendo o resultado de "equívocos" e já pediu para que se tente encontrar uma solução para esta situação.

Para dizer a verdade, tenho outras coisas para fazer na minha agenda do que olhar cuidadosamente para os calendários. Percebi quando o calendário foi proposto que há algumas sobreposições. Fiz uma comissão, onde as pessoas deviam sentar-se e trabalhar em conjunto. Se temos uma comissão e as pessoas não se encontram, lamento.”, começou por afirmar.

Provavelmente há alguns desentendimentos e algumas dificuldades com os calendários. É algo que eu tenho expressado com muita frequência. Temos 52 fins de semana no ano e infelizmente, há algumas datas sobrepostas entre alguns eventos e alguns campeonatos.”, continuou.

Claramente, sabemos que há interesse em certos pilotos em participar em ambas as competições. Então agora, à luz do que aconteceu, já pedi ao meu pessoal para ver se algumas soluções poderiam ser encontradas. Devo dizer que não é fácil – porque cada campeonato tem suas próprias necessidades e problemas para resolver. Mas se for algo que possamos melhorar, faremos isso. É tudo o que posso dizer.”, concluiu.

Contudo, Todt mostrou desagrado pelo facto da comissão responsável pelos calendários não se ter reunido antes da divulgação deste calendário provisório:

Sinto-me um pouco insatisfeito por esta comissão não se ter reunido para tentar resolver o problema antes. Mas nunca é tarde demais para tentar.”, concluiu.

Sem comentários: