Jean-Eric Vergne venceu a prova de Berna, e conseguiu pontos decisivos na sua luta pelo campeonato. Agora com 32 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o piloto francês poderá ir a Nova Iorque, na última jornada dupla do campeonato, num modo confortável. Quanto a António Félix da Costa, não conseguiu melhor que o 12º posto da geral, atrasando-se quase de modo definitivo na luta pelo título.
Com Vergne na frente no final da qualificação e alguns dos seus rivais no fim da grelha - Lucas di Grassi era 19º e António Félix da Costa um lugar atrás - o piloto da DS Techeetah tinha tudo para alargar a liderança do campeonato e ir para Nova Iorque com um pé e meio para o título mundial, numa pista que aparentemente era algo estreita para os carros elétricos. ao seu lado, tinha o Jaguar de Mitch Evans, com Sebastien Buemi no terceiro posto.
Na partida, Vergne consegue manter o primeiro posto, com Buemi a conseguir melhor que Evans, mas na primeira chicane, parte do pelotão... ficou por lá. Max Gunther e Pascal Wehrlein "encaixam-se" e boa parte do pelotão ficou preso no muro. Isso faz com que as bandeiras vermelhas fossem mostradas. Os carros conseguiram libertar-se - alguns deles passando pela escapatória - com André Lotterer a ir às boxes trocar de asa dianteira. Também Pascal Wehrlein foi às boxes, também para trocar a asa dianteira. Quem ficou definitivamente de fora foi Robin Frijns.
A corrida recomeçou atrás do Safety Car, com o cronometro congelado até ao recomeço, poucos minutos depois. E quando recomeçou, a organização decidiu que a classificação seria igual ao da grelha de partida, prejudicando os que ganharam posições passando pela escapatória.
Quando recomeçou a sério, não houve ultrapassagens, mas Evans pressionou Vergne pela liderança. O piloto da Jaguar era cada vez mais veloz e tentou a sua sorte, com ambos a afastar-se do pelotão. Pouco depois, Jerome D'Ambrosio acabou por ir às boxes para cumprir uma penalização por causa de um incidente de corrida. Tudo isto ao mesmo tempo que alguns pilotos começaram a ir para o Attack Mode, para tentar ganhar posições com os cavalos extra.
Por alturas da quinze minutos, Pascal Wehrlein acabou por andar lentamente e a parar na pista, vítima de problemas no seu carro. Nesta altura, Evans estava em Attack Mode, antes de Vergne ir à sua vida. O neozelandês andou a lutar pela liderança, mas teve de abortar porque a organização decidiu colocar um Full Course Yellow por causa do carro de Wehrlein.
Quando voltou a bandeira verde, Evans e Vergne continuavam na luta, e o piloto da Jaguar voltou de novo para o Attack Mode, de modo a atacar o francês da Techeetah. Atacou, atacou, mas o francês sempre se defendeu até ele ir também ao Attack Mode. Depois foi um periodo onde os cinco primeiros estavam em Attack Mode, com Lotterer a passar Abt e Gunther até chegar ao quarto posto.
Na parte final, Evans começou a ser assediado por Sebastien Buemi e Andre Lotterer, nas caiu para quinto, passado por Bird. Tentou recuperar a posição, usando o Attack Mode, e conseguiu forçar o erro ao britanico, que conseguiu.
As últimas voltas tiveram emoção, com a chuva a marcar presença. Apesar das escorregadelas, Vergne teve nervos de aço e aguentou Evans e Buemi para conseguir o seu terceiro triunfo do campeonato. E com o quarto posto de Andreas Lotterer, a DS Techeetah deu um passo decisivo para a conquista do campeonato de Construtores.
Com isto, Vergne conseguiu 130 pontos, contra os 98 de Lotterer e 97 de Di Grassi. Agora, a Formula E parte para a jornada dupla de Nova Iorque, nos dias 13 e 14 de julho.
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