domingo, 16 de junho de 2019

WRC 2019 - Rali da Sardenha (Dia 2)

Ott Tanak lidera no segundo dia do Rali da Sardenha, num rali marcado pela sua dureza. Pilotos como Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville tiveram avarias e despistes, caindo bastante na geral, deixou o estónio mais à vontade. O piloto da Toyota tem agora 25,9 segundos sobre Dani Sordo e 42,9 sobre o Ford de Teemu Suninen, após 15 especiais de classificação.

Com Sordo a liderar no final do primeiro dia, 10,8 segundos na frente de Teemu Suninen, as coisas para o segundo dia prometiam ser fortes e duras. E foi o que aconteceu, começando o dia com Tanak ao ataque, vencendo na primeira passagem por Colliuna-Loelle e reduzindo a diferença para com Sordo, que foi segundo, a 6,5 segundos. No Monti di Allá, Tanak tornou a triunfar, tirando mais 2,1 segundos a Sordo, e reduzindo a diferença para 2,6. 

Atrás, Ogier parava de novo, com danos na suspensão traseira direita, e parecia que a sua recuperação não iria lá muito longe...

A manhã acabou com Tanak ao ataque e a vencer em Monte Lerno, dando noe segundos a Dani Sordo e a ficar com o comando do rali. Suninen foi o terceiro, a 12,3 segundos, consolidando o mesmo lugar. No final, o estónio deveu este resultado à escolha de pneus.  "Tivemos que nos esforçar muito. Neste tivemos um erro, perdemos algum tempo, mas está tudo bem. Definitivamente [tivemos] a escolha certa nos pneus."

A tarde continuou a tendência da manhã, com Tanak novamente a triunfar na segunda passagem por Colliuna-Loelle, ganhando 3,4 segundos sobre Sebastien Ogier, mas sobretudo, 3,9 sobre Teemu Suninen e 4,2 sobre Dani Sordo. O estónio alargou a liderança na especial seguinte, triunfando em Monti di Alá, dando 6,8 segundos a Teemu Suninen e 7,1 sobre Dani Sordo. E a mesma coisa aconteceu na segunda passagem por Monte Lerno, conseguindo uma vantagem de 5,1 sobre Suninen e Elfyn Evans.

Depois dos três primeiros, Evans era o quarto, noutro Ford, a um minuto e 18,4, mas tem Andreas Mikkelsen não muito longe, a 1 minuto, 33,3 segundos. Thierry Neuville é o sexto, a dois minutos, 32,4 segundos, com Esapekka Lappi no sétimo posto, a dois minutos e 58,3 segundos. Com mais um minuto de atraso está Kris Meeke, noutro Toyota, e a fechar o "top ten" estão os Skodas de Kalle Rovanpera e de Jan Kopecky.

O rali da Sardenha termina este domingo, com a realização das restantes quatro especiais. 

Sem comentários: