domingo, 4 de agosto de 2019

WRC 2019 - Rali da Finlândia (Final)

Ott Tanak acabou por levar a melhor no Rali da Finlândia, depois de um épico duelo com Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala ao longo destes últimos dois dias. No final, foram 25,6 segundos que separaram o estónio do primeiro dos finlandeses, que acabou por ser Lappi. Latvala ficou em terceiro, a 33,2, cerca de vinte segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen. 

Com apenas quatro especiais para terminar, incluindo, claro, a Power Stage, o dia começou na primeira passagem por Laukaa, onde Tanak foi o melhor, 1,1 segundos melhor que Sebastien Ogier e 2,1 sobre Latvala. A seguir, em Ruuhimaki, foi a vez de Latvala reagir, vencendo a especial, 0,7 segundos melhor que Mikkelsen e 1,4 sobre Ogier. Tanak é quarto, a 1,6, controlando tudo. A especial ficou marcada pela desistência de Gus Greensmith, devido a aciednte.

Na segunda passagem por Laukaa, Mikkelsen levou a melhor, conseguindo uma vantagem de 0,4 segundos sobre Lappi e 0,5 sobre Ogier. No mesmo troço, Kris Meeke, que tinha voltado ao rali no sistema "Rally2", acabou por desistir, vítima de acidente.

Chegados ao "Power Stage", e agora que Tanak conseguia a sua segunda vitória seguida em terras finlandesas, acabou por vencer nessa última classificativa, 0,7 segundos na frente de Thierry Neuville, e 2,4 sobre Anderas Mikkelsen. Sebastien Ogier, o quarto, acabou o rali com o salto mais comprido, com mais de 60 metros, para espanto de todos.

No final do rali, depois dos três primeiros, e do quarto posto de Mikkelsen, a 53,2 segundos, com Sebastien Ogier a ser quinto, mas perto de Mikkelsen, pois ficou a 56,1. Thierry Neuille foi sexto, a 1.32,4, não muito longe de Graig Breen, sétimo a 1.38,2, na sua primeira particpação do ano. Teemu Suninen foi o oitavo, a 2.33,8, e a fechar o "top ten", os dois melhores do WRC2: o finlandês Kalle Rovanpera e o russo Nikolay Gryazin.

O WRC regressa no final do mês, no asfalto alemão.

Sem comentários: